As duas esferas que vemos no céu dia e noite têm mais efeitos sobre os animais e plantas da Terra do que pensamos. O novo estudo sugere que a atração gravitacional do sol e da lua afeta a atividade da flora e da fauna, embora o mecanismo real por trás desse fenômeno permaneça obscuro.
A partir de uma meta-análise de estudos anteriores, os pesquisadores acreditam que, mesmo quando outros gatilhos, como o ciclo dia-noite, são descartados, as marés causadas pela gravidade têm o potencial de mudar a maneira como as plantas e os animais dormem, se movem e crescem.
Embora as marés gravitacionais causadas pelo Sol e pela Lua possam ser relativamente fracas, representando apenas um milionésimo daquelas causadas pela atração gravitacional da Terra, essas marés ainda são considerações importantes ao pesar o comportamento dos organismos.
O professor Cristiano de Mello Gallep, biofísico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), disse à Agência FAPESP: Toda matéria, viva ou inerte, é afetada pela atração gravitacional do Sol e da Lua em uma forma de maré. aparecem como dois ciclos diurnos, e com o movimento dos dois corpos celestes, a cada mês e ajustes anuais. Todos os organismos da Terra evoluíram neste contexto”.
Analise pesquisas anteriores
Em particular, a equipe de pesquisa examinou três estudos anteriores com informações sobre marés gravitacionais. Em um estudo de 1965 da ordem isópodes (os pequenos crustáceos sem concha), notou-se que mesmo quando esses organismos eram movidos para águas de laboratório com marés artificiais, seu padrão de natação permanece consistente com o fluxo das marés gravitacionais oceânicas (período de aproximadamente 12,4 horas).
Outro estudo foi um estudo de 1985 sobre corais. A pesquisa mostra que o crescimento de corais e a produção de larvas coincidem com as marés gravitacionais locais influenciadas pelo sol e pela lua.
Finalmente, um estudo de 2014 analisando a germinação de sementes de girassol mais uma vez descobriu que a germinação é consistente com os padrões gravitacionais da lua e do sol, e as descobertas do estudo são apoiadas por novos experimentos dos autores desta análise abrangente. Vários outros estudos anteriores também foram mencionados pelos pesquisadores.
O professor Gallup disse: "Esses dados mostram que, na ausência de outras influências rítmicas, como luz ou temperatura, as marés gravitacionais territoriais são suficientes para organizar o comportamento periódico desses organismos. Essas evidências questionam a validade dos chamados experimentos de corrida livre. , Nesses experimentos, vários fatores ambientais foram manipulados, mas as oscilações gravitacionais não foram contabilizadas. No entanto, essas oscilações persistiram e podem modular o comportamento dos organismos vivos."
Em estudos de isópodes, por exemplo, observou-se que eles seguiam padrões de natação que correspondiam às marés gravitacionais do ambiente, mesmo dias depois de serem movidos para o laboratório.
chamar mais atenção
Os efeitos das marés sobre a flora e a fauna são mencionados em pesquisas científicas há anos, mas o objetivo desta nova análise abrangente é torná-lo conhecido por todos e considerar seus efeitos de forma mais ampla em projetos futuros.
Sabemos que o Grande Colisor de Hádrons precisa ser ajustado ligeiramente, mas repetidamente para explicar os efeitos dessas marés gravitacionais, e também sabemos que essas forças sutis podem afetar os ciclos de sono humano, especialmente quando não sabemos o dia e a noite.
O professor Gallup disse: "O que queremos mostrar em nosso artigo é que as marés gravitacionais são uma força perceptível e poderosa que molda a atividade periódica desses organismos".
Mais notícias sobre ciência e tecnologia podem ser encontradas diretamente no site Tomorrow Science http://www.tomorrowsci.com
Referências:
Nield, D., (2022, 6 de janeiro) Atividade biológica na Terra é realmente afetada pela gravidade do Sol e da Lua. ScienceAlert
Gallep, C. et al., (2021, 2 de novembro) Os comportamentos cíclicos de plantas e animais são impulsionados por forças mecânicas gravimétricas? Journal of Experimental Botany.doi.org/10.1093/jxb/erab462
Crédito da imagem: https://www.sciencealert.com/animal-and-plant-activity-on-earth-is-affected-by-the-gravity-of-the-sun-and-moon (Foto: photovideostock/E+ /Getty Images)