Notícia

Plantão News (MT)

Cientista que transformou estudo do câncer de mama está no Brasil

Publicado em 02 setembro 2014

Mina Bissell, destacada cientista no estudo do câncer de mama, estará no Brasil no início de setembro para proferir palestras na Universidade de São Paulo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no 17º Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC), em Foz do Iguaçu.

Bissell, que coordena um laboratório com seu nome no Lawrence Berkeley National Laboratory, nos Estados Unidos, é reconhecida pela sua importante contribuição à pesquisa sobre o câncer de mama, com estudos sobre o papel da matriz extracelular e do ambiente nuclear para a expressão gênica em tecidos normais e tumorais.

Por décadas, a cientista, nascida no Irã, dedicou-se a investigar a hipótese de que uma célula tumoral não se transforma por si só em um tumor, mas depende do microambiente para orientar sua forma de desenvolvimento.

Seus experimentos e conclusões foram muito importantes na compreensão da biologia tumoral, pois mostraram que o contexto em que uma célula oncológica está inserida é fundamental para determinar sua transformação em câncer ou não. Bissel publicou mais de 370 trabalhos científicos.

O convite para a visita de Bissell ao Brasil foi feito pelos professores Mauro Pavão, do Programa de Oncobiologia da UFRJ, e Hernandes Faustino de Carvalho, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os dois trabalham em cooperação com o laboratório de Bissell, nos Estados Unidos, e alguns de seus estudantes já desenvolveram estudos diretamente com a cientista.

Entre os prêmios recentes recebidos por Bissell estão o Susan Bulkeley Butler Leadership Excellence Award (2011), o Breast Cancer Research Foundation’s Jill Rose Award for Distinguished Biomedical Research (2011), o Rothschild-Yvette Mayent-Institut Curie Award (2009) e a American Cancer Societys Medal of Honor (2008).

Em junho de 2012, Bissell fez uma apresentação na conferência TED.

Dias e horários das palestras:

USP: 2 de setembro às 15h

Auditório Luiz Rachid Trabulsi, ICB III, localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, São Paulo.

UFRJ: 3 de setembro, das 10h às 12h30

Auditório Dr. Marcos Moraes, localizado na Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Congresso da SBBC: 6 de setembro às 11h.

Bourbon Convention Resort, localizado na Av. das Cataratas, 2 - Vila Yolanda, Foz do Iguaçu.

Mais informações: pavao@bioqmed.ufrj.br, com o professor Mauro Pavão.

Agência FAPESP