Jaqueline Goes de Jesus, pós-doutoranda do IMT da Faculdade de Medicina da USP, “virou” Barbie
Por Redação
Jaqueline Goes de Jesus foi uma das coordenadoras da equipe de pesquisadores que realizou o primeiro sequenciamento genético do novo coronavírus na América Latina, em 48 horas após a confirmação do primeiro caso de covid-19 no Brasil — um tempo abaixo da média mundial, de 15 dias. Por seu trabalho durante a pandemia, a biomédica brasileira foi uma das seis cientistas homenageadas pela marca Mattel, que fabricou uma versão da boneca Barbie baseada em Jaqueline.
Aos 31 anos, Jaqueline é pós-doutoranda do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), onde atua como pesquisadora bolsista da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Em entrevista publicada pela Revista Trip, a cientista disse que: “O fato de termos sido os primeiros a fazer o sequenciamento do coronavírus mostrou do que a ciência brasileira é capaz. A ciência está intimamente relacionada ao progresso de uma nação. Sendo assim, investir em ciência é investir no futuro. Foi importante, pois conseguimos dar o pontapé inicial no entendimento da origem do vírus e de como deveríamos nos comportar em relação à epidemia”.
Fonte: G1 e Revista Trip.