A pesquisadora atuou em estudos sobre o coronavírus e faz parte da equipe que sequenciou o genoma do Sars-Cov-2 em 48 horas
A biomédica baiana Jaqueline Goés de Jesus, de 31 anos, foi uma das escolhidas pela Mattel, fabricante de brinquedos responsável pela boneca Barbie, para compor uma nova coleção da marca, com cientistas mulheres.
A pesquisadora atuou em estudos sobre o coronavírus e faz parte da equipe que sequenciou o genoma do Sars-Cov-2 em 48 horas, em análise dos primeiros casos confirmados de Covid-19 na América Latina.
Outras cinco mulheres cientistas foram homenageadas pela Mattel. Entre elas, a britânica Sarah Gilbert, que esteve à frente do desenvolvimento da vacina da Astrazeneca, em parceria com a universidade de Oxford, no Reino Unido.
A brasileira, além de ter sido uma das peças-chave no combate à pandemia, atuou, também, no sequenciamento genético do vírus da zika.
Atualmente, Jaqueline cursa pós-doutorado no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, da Universidade de São Paulo (IMT-USP), e é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp).