Notícia

Agência C&T (MCTI)

Ciência

Publicado em 16 janeiro 2008

"Por meio do Portal de Periódicos da Capes, estudantes universitários, técnicos e profissionais de todas as áreas do saber têm acesso imediato à maior parte da bibliografia científica nacional e internacional. Isso permite atualização do conhecimento em qualquer canto deste país, fator chave para o desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Não consigo entender como um jornal tão conceituado como a Folha ataca a manutenção do portal ("CNPq, Fapesp e Capes devem seguir o exemplo dos EUA", Mais!, 6/1) e alega uma triste inverdade -que somente cientistas têm acesso aos artigos.

Se assim fosse, nossa medicina, engenharia, centros de estudos etc. seriam todos desatualizados de forma irremediável.

Isso não é verdade.

Qualquer profissional pode tomar conhecimento imediato do saber recém-publicado. Tentar privar nossa sociedade desse precioso instrumento é antipatriótico."


Leopoldo de Meis, professor titular da UFRJ e membro titular da
Academia Brasileira de Ciências (Rio de Janeiro, RJ)


Resposta do jornalista Marcelo Leite - O professor aponta um ataque que não existiu. O texto criticado elogiava o portal Periódicos como uma das iniciativas que "lutam a duras penas para aumentar o acesso público aos resultados da ciência", mas pecou por generalizar que "só pesquisadores podem ler e baixar os artigos científicos recentes", quando deveria ter precisado "professores, estudantes e funcionários de instituições universitárias" -o que é muito diferente de afirmar que "qualquer profissional" pode ter acesso a ele.