Notícia

Aduaneiras

Ciência, tecnologia, inovação e educação (1 notícias)

Publicado em 14 de fevereiro de 2012

Reconhecendo a ambição e a visão do programa "Ciência sem Fronteiras", promovido pelo Governo do Brasil, o Governo da Finlândia expressou seu firme compromisso em aprimorar o desenvolvimento de programa de mobilidade para estudantes e pesquisadores de forma a permitir acolhimento de número significativo de estudantes e pesquisadores brasileiros em instituições de ensino avançado e de pesquisa na Finlândia.

Representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deverão assinar, em Helsinque, em março próximo, acordo que permitirá a execução do Programa "Ciência sem Fronteiras" com a Finlândia.

Essa parceria irá fortalecer a cooperação acadêmica entre os dois países e constituirá contribuição valiosa para o desenvolvimento científico e econômico brasileiro. Espera-se que pesquisadores e estudantes finlandeses também venham ao Brasil no âmbito do Programa "Ciência sem Fronteiras".

Os dois lados concordaram em incluir o setor empresarial na parceria educacional, como forma de investir na qualificação de funcionários.

Os dois lados destacaram o potencial de cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação, a partir da cooperação entre a Academia da Finlândia (AKA) e instituições brasileiras de fomento à pesquisa, notadamente o CNPq e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Os dois países saudaram ainda a realização, nos dias 25 a 27 de janeiro passado, no Recife, da primeira "Cúpula Internacional Brasil-Finlândia de Inovação Tecnológica", com a participação de diversas instituições acadêmicas e de pesquisa e desenvolvimento dos dois países, durante a qual foram discutidas propostas de cooperação bilateral envolvendo universidades, indústria e os Governos da Finlândia e do Brasil.