O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) lança, no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), chamadas com oferta de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado no laboratório britânico GlaxoSmithKline (GSK).
As chamadas são resultado de acordo firmado entre o CNPq, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o GSK, por meio de seu projeto "Trust in Science". O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento de pesquisas que resultem em novas drogas e vacinas para o controle de doenças consideradas prioritárias pelo governo brasileiro.
A iniciativa promove a colaboração entre a empresa e pesquisadores ou grupos de pesquisa da América Latina, além da exploração de novas ideias para o desenvolvimento de medicamentos, particularmente relacionados a doenças que têm impacto substancial sobre a saúde da população latino-americana.
Os projetos desenvolvidos em cooperação incluem a possibilidade de intercâmbio de pesquisadores das instituições de pesquisa brasileiras e da GSK. O laboratório pretende estabelecer uma cooperação duradoura com as instituições locais, mantendo foco nos grupos de doenças infecciosas, metabólicas e respiratórias.
O programa procura candidatos que queiram desenvolver parte de suas teses de doutorado e pesquisas de pós-doutorado em um laboratório da GSK no Reino Unido, Estados Unidos ou Espanha.
Para se inscrever, o candidato deve realizar sua pesquisa nas áreas de Doenças Metabólicas, Doenças Tropicais e Negligenciadas, Doenças Infecciosas, Doenças Respiratórias, Imunologia e Processos Inflamatórios ou Biofarmácia. Serão concedidas até cinco bolsas de doutorado sanduíche no exterior - por até 12 meses, e até cinco bolsas de pós-doutorado no Exterior - por até 24 meses cada.
Os benefícios das bolsas incluem mensalidades, auxílio-instalação, passagem aérea de ida e volta, além do seguro-saúde.
Os interessados em se inscrever devem preencher o formulário de submissão de proposta na plataforma Carlos Chagas. As candidaturas serão avaliadas pelo CNPq e parceiristas. Os selecionados serão entrevistados por uma equipe do laboratório, que indicará, no caso da aprovação, em qual dos três laboratórios serão realizadas as pesquisas.
Mais informações estão disponíveis no portal do Programa Ciência sem Fronteiras.