Com o tema “ Ciência e Tecnologia na Sociedade 5.0 ”, a 203 edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica e Pesquisa (Conic) da Una erp apresentou, em 8 de novembro, uma significativa mostra de estudos de iniciação científica, mestrados e doutorados desenvolvidos na própria Universidade e em diversas instituições brasileiras.
Junto com o Conic, na véspera do Congresso, a Agência Fapesp divulgou reportagem sobre a aplicação da planta amazônica unha-de-gato (Unca ria guianensis) no combate a tumores e inflamações e na modulação do sistema imune. O estudo realizado por pesquisadores da Una erp e da UFSCar já havia sido publicado, em 5 de agosto, no Scientific Reports, um jornal científico do Nature Publishing Group, uma das mais prestigiadas publicações científicas do mundo. A pesquisa tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
O Congresso Nacional de Iniciação Cientifica e Pesquisa da Unaerp está consolidado como evento científico CIÊNCIA EM AÇÃO Esses pesquisadores sêniors, responsáveis pelo estudo publicado no Nature Research Journal, começaram as carreiras com trabalhos de inicias pesquisadores doutora Adriana Lopes, Bruno Musquiari e Bianca Chioca estudam o uso da planta unha-de-gato no combate a tumores ção científica, como os do Conic, ainda na graduação. Dai a importância do Congresso Nacional da Unaerp, onde é possível encontrar estudantes de graduação de universidades públicas e particulares de várias regiões, bem como tomar contato com estudos de mestrado e doutorado que poderão, no futuro, dar origem a trabalhos de repercussão internacional.
A coordenadora geral do Congresso e diretora de Pesquisa e Pós Graduação Stricto Sensu da Unaerp, professora Neide Aparecida de Souza Leh feld, explica que o Conic é, hoje, um evento científico consolidado. “ O programa tem reconhecimento nacional, pois recebemos participantes da maioria dos estados do Brasil, tanto de alunos de graduação quanto de programas de pós-graduação. Percebemos que trabalhamos bem nesses 20 anos ao ver que o Congresso é reconhecido e legitimado em todo o pais ”, afirma.