Notícia

GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade

Ciência e cultura

Publicado em 31 outubro 2008

Agência FAPESP - Integrar as ações culturais do Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (PACT&I 2007-2010) com o Plano Nacional de Cultura é o objetivo da Portaria Interministerial nº 771, publicada no Diário Oficial da União na semana passada.

A portaria foi assinada pelos ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e da Cultura, João Luiz Silva Ferreira, e permitirá a implementação de políticas públicas voltadas para a integração de ações científicas e tecnológicas com as atividades culturais.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a parceria pretende estimular a produção e distribuição de conteúdos culturais e de divulgação científica pela internet, pela rede pública de televisão e rádio e por outros meios de comunicação, inclusive privados. Também estão previstas a formação e o aperfeiçoamento de agentes culturais e de comunicadores da ciência e a articulação e criação de novos espaços científico-culturais.

A coordenação das ações ficará a cargo de uma comissão técnica interministerial. Além das duas pastas, a comissão será composta por representantes de duas agências de fomento do MCT: a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Aberta à participação de representantes de outros órgãos federais, estaduais e municipais ou organizações da sociedade civil, a comissão poderá realizar chamadas públicas ou encomendas para projetos culturais, principalmente aqueles focados na proteção, preservação e a recuperação do patrimônio cultural e científico.

No âmbito do MCT todo entendimento com o Ministério da Cultura foi articulado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis), por meio do Departamento da Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia.

Mais informações: www.mct.gov.br