O Livro “Ciência cidadã e polinizadores da América do Sul” nos proporciona, por meio de uma linguagem clara, direta e acessível, uma leitura útil e prazerosa. É uma obra original que reúne pela primeira vez, em um mesmo volume, conhecimentos robustos sobre polinizadores e experiências exitosas de projetos de ciência cidadã conduzidas na América do Sul, com foco nessa biodiversidade.
A importância dos polinizadores para a sustentabilidade da vida no planeta e bemestar humanos já vem sendo comunicada à sociedade por especialistas há mais de duas décadas. Recentemente, informações confiáveis, baseadas em conhecimentos científico, tradicional e local, acerca dos polinizadores, das ameaças que esses vem sofrendo e dos riscos relacionados ao declino da riqueza e populações desses animais para nossa existência, foram compiladas e sistematizadas por especialistas do mundo inteiro em relatórios de avaliações temáticas.
(Trechos extraídos do Prefécio do livro, de Blandina Felipe Viana)
Este livro foi produzido no âmbito do projeto SURPASS2 (Safeguarding Polinators and Polination Services – https://bee-surpass.org/), que é financiado pelo Newton Fund Latin America Biodiversity Programme: Biodiversity – Ecosystem services for Sustainable Development, concedido pelo UKRI Natural Environment Research Council (NERC – NE/S011870/2), em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica da Argentina (CONICET – RD 1984/19), Brasil /Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP – 2018/14994-1) e Agência Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Chile (ANID – NE/S011870/1).