Notícia

Planeta Universitário

Cidades inteligentes no século 21

Publicado em 08 setembro 2015

Encerra em 14 de setembro o prazo para a submissão de resumos ao 1º Colóquio Internacional Imaginário: Construir e Habitar a Terra ICHT 2016. O objetivo do Colóquio é ampliar as fronteiras do pensamento sobre as cidades do século 21, aprofundando o debate sobre questões pertinentes ao imaginário, ao construir e habitar a Terra, vinculadas às cidades "inteligentes" e às poéticas urbanas.

O ICHT 2016 é um evento organizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) e pela Université Jean Moulin Lyon 3 em parceria com o Senac e será composto por dois encontros: o primeiro em São Paulo, em março de 2016, e o segundo em Lyon, na França, em outubro.

Os temas propostos para submissões e debate são: Os papéis das utopias no século XXI; Paisagem: tempo e horizonte na cidade; Superficialidade e desenraizamento do construir atual; Individualismo e alteridade, universalidade e particularidades nas cidades; Experimentação e imprevisibilidade, racionalidade e imaginação hoje; e Práticas individuais, colaborativas e distribuídas.

Uma segunda chamada de trabalhos para o encontro em Lyon será divulgada a partir de março de 2016.

As submissões podem ser: comunicações científicas sobre trabalhos de pesquisa e inovação, em nível reflexivo, crítico, tecnológico e sociológico; estudos de casos práticos de projetos, soluções implementadas e seus eventuais impactos e resultados; ou intercâmbio de práticas e experiências passíveis de serem reproduzidas em diferentes países e setores de atividade.

Resumos de até 1.500 palavras, acompanhados de links para até 5 imagens, podem ser submetidos no Sistema EasyChair, em português, francês, inglês, espanhol e italiano.

Cada resumo passará por uma avaliação cega de pelo menos dois membros do Comitê Científico. O resultado da seleção de resumos será comunicado aos autores a partir do dia 30 de outubro de 2015.

Os trabalhos aprovados, de autoria individual ou em equipe, deverão então realizar uma inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) conforme instruções que serão devidamente comunicadas no site do evento.

Os trabalhos completos dos autores inscritos serão publicados em versão eletrônica e os resumos aprovados serão publicados em versão impressa, ambos em data anterior ao evento.

A programação completa e mais informações estão disponíveis no site www.fau.usp.br/icht2016/.

Agência FAPESP