Notícia

Folha da Cidade (Araraquara, SP) online

Cidade recebe curadora do Programa Rumos Artes Visuais

Publicado em 27 abril 2011

Nesta quarta-feira (27), a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart recebem a curadora Luiza Proença, do Programa Rumos Artes Visuais - Itaú Cultural, que envolve uma atividade de mapeamento das atividades artísticas da cidade.

Luiza vem para um encontro formal com artistas de Araraquara, a partir das 14h, no saguão do Teatro Municipal.

De acordo com a secretária municipal da Cultura, Euzânia Andrade, este evento é aberto aos artistas visuais, interessados em apresentar seus portfólios e saber mais sobre o Programa Rumos Artes Visuais.

Luiza Proença faz parte da equipe de curadores da 5ª edição do Programa do Itaú Cultural, que envolve uma atividade de mapeamento de cenas artísticas locais e um edital para artistas emergentes de todo o Brasil que tenham iniciado sua produção a partir do ano de 2000.

O edital selecionará 45 artistas de todo o País após as atividades de mapeamento e o período de inscrições. Até o fim de maio, ela visitará ateliês, espaços independentes e escolas de todo o Estado de São Paulo.

O resultado desse mapeamento será apresentado aos outros 12 curadores da equipe Rumos e também estará no catálogo do projeto que será lançado em 2012.

Currículo

Luiza Proença é bacharel e licenciada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp-SP. Foi bolsista em História e Filosofia da Arte na Universidad Nacional de Cuyo, da Argentina (2006), e da Fapesp (2008), com pesquisa sobre site-specific.

Desde 2002, Luiza atua em diferentes instituições culturais. Em 2009 organizou o evento "Temporada de Projetos", no Paço das Artes, onde foram exibidos projetos artísticos e realizados encontros e oficinas com profissionais das artes visuais e pesquisadores de diversas unidades da Universidade de São Paulo.