Notícia

Cruzeiro do Sul online

Cidade poderá sediar congresso panamericano

Publicado em 21 fevereiro 2008

Notícia publicada na edição de 21/02/2008 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 3 do caderno C - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Tamanho do texto (somente para monitor): Aumentar Diminuir Imprimir Enviar por e-mail A cidade de Sorocaba poderá sediar o Congresso Panamericano de Incentivo ao Consumo de Hortifrutis em 2009. O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, determinou ontem que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel de Jesus Leite, inscreva a cidade como candidata. O evento reúne produtores, especialistas e consumidores em geral e movimenta a economia do município-sede durante pelo menos uma semana. Sorocaba é hoje o maior produtor do mundo das culturas de cogumelo Shiitake, de couve-flor e de repolho. Temos de aproveitar isso como instrumento econômico e também como ponto de atração turística para a nossa cidade. A nossa participação como sede do congresso panamericano vai alavancar essas duas possibilidades rapidamente com certeza. É essa a nossa expectativa com essa candidatura, disse o prefeito.

Palestra gratuita

Para preparar o município visando a disputa, o secretário de Desenvolvimento convidou o professor doutor em genética e melhoramento de hortaliças e consultor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Embrapa Hortaliças, Paulo César Tavares de Mello, para uma palestra sobre como concorrer.

A palestra será ministrada aos membros da Prefeitura integrantes da Secretaria de Desenvolvimento e dos conselhos afins, mas também será aberta gratuitamente para quem quiser participar, hoje, a partir das 14h, na sede do Pólo de Desenvolvimento e Inovação (Podi), que fica na rua Saliba Motta, 260, na zona leste.

Como o congresso ocorre em meados do ano, até lá Sorocaba vai criar e promover uma Feira de Gastronomia para envolver os produtores locais e o meio rural. Essa promoção visa ainda mostrar a produção da cidade. O secretário Daniel de Jesus Leite disse que vai convidar também faculdades de gastronomia e nutrição para desenvolverem pratos a partir dos produtos que farão parte da feira. Esses pratos serão outra atração para o evento.