Notícia

A Tarde (BA)

Cidade-natal do naturalista alemão von Martius recebe exposição Brazilian Nature

Publicado em 18 abril 2013

A partir desta quinta-feira, a exposição Brazilian Nature – Mystery and Destiny poderá ser vista na cidade de Erlangen, na Alemanha, onde nasceu o naturalista Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), autor do maior levantamento já realizado sobre a flora brasileira.

Parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Museu Botânico de Berlim, a mostra resgata o trabalho de documentação feito por von Martius no Brasil, entre 1817 e 1820, que resultou na publicação da obra Flora Brasiliensis, cujo primeiro volume foi lançado há 171 anos.

Plantas e biomas

Na Alemanha, a exposição _ que já passou por Berlim, Bremen, Leipizig, Heidelberg e Eichstätt_ chega agora ao Jardim Botânico da Universidade de Erlangen-Nuremberg.

Reunido na Flora Brasiliensis, o trabalho de von Martius deu origem também ao projeto Flora Brasiliensis On-line e Revisitada, que inclui a atualização da nomenclatura utilizada no original e a inclusão de espécies descritas depois de sua publicação, com novas informações e ilustrações recentes.

A exposição possibilita comparar imagens originais com fotografias atuais de plantas e biomas, e retratar alguns dos resultados de pesquisas realizadas no âmbito do projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo e do programa Biota-Fapesp, que reúne estudos sobre caracterização, conservação, recuperação e uso da biodiversidade de São Paulo.

Desconhecimento

Concebida com base nos dados provenientes desses projetos, a exposição é composta por 37 painéis, com reproduções de imagens e ilustrações e textos explicativos. Além da Alemanha, a mostra já foi vista em Toronto (Canadá), Washington, Cambridge e Morgantown (Estados Unidos), Salamanca e Madri (Espanha) e, atualmente, está em cartaz também em Tóquio (Japão).

Para Walter Welss, professor e consultor científico do Jardim Botânico de Erlangen, a exposição ajuda a retratar o resultado científico da expedição de von Martius ao Brasil. De acordo com o professor, até a grande expedição de von Martius, o Brasil era praticamente desconhecido na Alemanha, o que se modificou completamente após seu retorno à Europa.

DA REDAÇÃO