Notícia

O Dia (SP)

Cidade de São Paulo vai ganhar parque

Publicado em 22 novembro 2006

O prefeito de São Paulo e o governador Cláudio Lembo assinaram na última quinta-feira, um protocolo, de intenções para criação do Parque Tecnológico da cidade de São Paulo. Os parques tecnológicos reúnem empresas, universidades e centros de pesquisa para estimular processos inovadores e o desenvolvimento econômico. Apos a assinatura do protocolo, o próximo passo será a criação de um Grupo de Trabalho entre município e Estado para estudar a implantação do parque "O protocolo contribui para o desenvolvimento da pesquisa, da ciência e da tecnologia. Com essa parceria esperamos construir um dos mais importantes pólos de desenvolvimento da cidade de São Paulo e do país", afirmou o prefeito.
O projeto dos parques tecnológicos é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, financiado com recursos do governo estadual, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Iniciada em 2006, o projeto também está' sendo desenvolvido nas cidades de Campinas, São Carlos, São José dos Campos e Ribeirão Preto Estudos iniciais mostram que o Parque Tecnológico de São Paulo poderá ser instalado na região do Jaguaré e da Vila Leopoldina, na zona oeste da cidade Vai permitir a captação de investimento para o município e agregar empresas de base tecnológica, principalmente nas áreas de serviços, biotecnologia e nanotecnologia.
"A técnica vai fazer com que os paises se diferenciem em níveis local e mundial", afirmou o governador Cláudio Lembo, que citou os Estados Unidos e países europeus como exemplos de nações que investem em tecnologia para assegurar o desenvolvimento. Os Estados Unidos possuem' 81 parques tecnológicos.
''"A assinatura desse protocolo é um avanço para a integração de setores que tratam a tecnologia como' mola propulsora de qualquer país", sintetizou a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Maria Helena Guimarães.