Notícia

Ciclo Vivo

CicloVivo recebe premiação de jornalismo ambiental

Publicado em 11 agosto 2011

O CicloVivo, portal de notícias e informações sobre sustentabilidade, é um dos vencedores do 11º Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica, promovido pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica em parceria com as ONG"s Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica. A premiação aconteceu nesta quarta-feira, 10 de agosto, na capital paulista.

Com o objetivo de promover o jornalismo ambiental no Brasil, fomentar a produção de reportagens sobre a Mata Atlântica e reconhecer a excelência profissional de jornalistas que cobrem temas ambientais, a iniciativa existe no Brasil desde 2001 e conta com o apoio do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e da Federação Internacional de Jornalistas Ambientais (IFEJ).

Além das tradicionais categorias para impresso e televisão, em 2011, o prêmio ganhou uma nova categoria destinada a reportagens de Internet, um segmento que cresce vertiginosamente no meio jornalístico e consolida-se como um dos principais canais de informação para o público em geral. Foram inscritas 75 matérias na categoria "Impresso", 46 reportagens em "Televisão" e 30 matérias na recém-criada categoria "Internet".

"Termos sido indicados a um prêmio com mais de dez anos, consolidado no mercado que cobre este tema cada vez mais em pauta na sociedade, já foi uma honra. Ficar com a segunda colocação, ainda mais em uma categoria de estreia, ao lado de grandes veículos como o G1 e a Agência Brasil, mostrou que o CicloVivo tem alcançado seu objetivo de levar conteúdo e prestação de serviço e está se tornando referência no assunto", afirma Mayra Rosa, idealizadora do portal.

O júri, que seguiu como critérios estilo, conteúdo informativo e texto, fontes e entrevistas, "digestão" da informação, tema, conteúdo hipermídia e imagens e edição, contou com os jornalistas Adalberto Marcondes, Paulo Lyra, João Paulo Ribeiro Capobianco, Ricardo Ribeiro Rodrigues, Rachel Biderman, Francisco César Filho, Luciano Candisani, Sérgio Tulio Caldas, Maria Cecília Wey de Brito, Adriano Paglia, Haroldo Castro, Liana John, Wilson Bueno, Reinaldo Canto e Daniela Ramos.

Confira a lista dos finalistas da premiação 2011:

Internet:

1o Lugar: Bernardo Vicente Tabak, do portal G1, com a matéria "Projeto de biólogo mostra degradação do meio ambiente no Rio" (27/6/2010);

2o Lugar: Thais Teisen Rodrigues, do portal CicloVivo, com a matéria "Ambientalista trabalha para recompor a orla da represa de Guarapiranga" (27/12/2010).

3o Lugar: Daniel Carvalho de Mello, da Agência Brasil, com a matéria "Barragem do Valo Grande" (19/1/2011);

Impresso:

1o Lugar: Giovana Girardi, da Revista Unesp Ciência, com a matéria "O Código Florestal ao arrepio da ciência" (outubro de 2010);

2o Lugar: Maria Guimarães, da revista Pesquisa Fapesp, com a matéria "Marionetes de oito patas" (24/3/2011);

3o Lugar: Sérgio Adeodato, da revista Terra da Gente, com a matéria "O recobrimento do Brasil" (novembro de 2010).

Televisão:

1o Lugar: Claudia Tavares, do programa Repórter Eco, da TV Cultura, com a reportagem "Litoral Norte - Encostas" (16/3/2011);

2o Lugar: Simone Pio Viana, da Rede Minas Televisão, com a reportagem "Árvores da Mata Atlântica" (28/3/2011).

3o Lugar: José Raimundo Carneiro de Oliveira, do Jornal da Globo, da Rede Globo, com a reportagem "Carvão do Piauí" (10/1/2011);