Notícia

Plantão News (MT)

Ciclo ILP-Fapesp aborda o tema 'Vivemos uma epidemia de Obesidade?'

Publicado em 19 agosto 2018

“Vivemos uma epidemia de obesidade?” será o tema da próxima edição do Ciclo de Palestras ILP - Fapesp, que ocorrerá no dia 20 de agosto de 2018 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na capital paulista.

O evento contará com a participação de pesquisadores da USP e da Unicamp. Patrícia Constante Jaime, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, trará dados epidemiológicos, falará sobre o custo para a saúde pública dos tratamentos de obesidade e abordará o impacto do consumo de alimentos ultraprocessados na rotina alimentar da população.

Em seguida, Licio Velloso, professor da Unicamp e coordenador do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, apoiado pela Fapesp, abordará estudo que associa mudanças no padrão alimentar, para uma dieta rica em gorduras saturadas, a alterações na região cerebral responsável por regular a fome.

A relação do indivíduo com a sociedade contemporânea, marcadamente por hábitos, estilo de vida e rotinas de trabalho, será o tema de José Cipolla Neto, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Ele falará sobre a privação de sono e sua relação com obesidade e diabetes, com base em estudos que coordenou. Uma das conclusões foi que a melatonina tem papel fundamental na regulação do peso corpóreo.

A última palestrante será a professora Carla Barbosa Nonino, coordenadora do Laboratório de Estudos em Nutrigenômica, vinculado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. A apresentação englobará as variáveis genéticas relacionadas à perda de peso, gasto energético e alteração na composição corporal em pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátrica ou a dietas.

O evento é gratuito, com inscrições pelo site da Alesp, e ocorrerá das 15 às 17 horas no Auditório Teotônio Vilela da Assembleia, que fica na av. Pedro Álvares Cabral, 201, Paraíso, São Paulo.

Resultado de uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fapesp, o ciclo é realizado mensalmente com o objetivo de promover eventos de divulgação científica voltados à sociedade, legisladores, gestores públicos e outros interessados.

Em 2018, o Ciclo ILP - Fapesp terá mais três eventos. Os temas em discussão serão câncer (24 de setembro), controle biológico de pragas e genômica aplicada à agricultura (22 de outubro) e inteligência artificial (26 de novembro).

Agência Fapesp