O Ciclo de Palestras que comemora os 15 anos do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) prossegue nesta quinta-feira, dia 10 de março, às 9h, no auditório da Biblioteca Central, Campus I. Para a oportunidade foi convidado o jornalista, professor universitário, pesquisador científico e consultor acadêmico José Marques de Melo, que abordará o tema Jornalismo: a crise como elemento vital da profissão. O evento tem entrada franca e é aberto a todos os interessados.
Nascido em Palmeira dos Índios (Estado de Alagoas), Melo obteve os títulos de bacharel em Jornalismo (Universidade Católica de Pernambuco, 1964), bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (Universidade Federal de Pernambuco, 1965) e Pós-Graduado em Ciências da Informação Coletiva (Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina, Quito, Equador, 1966).
Começou a trabalhar como jornalista, em 1959, integrando as equipes dos jornais Gazeta de Alagoas e Jornal de Alagoas (Maceió), atuando depois no Jornal do Commércio e Última Hora - Nordeste (Recife), A Gazeta e O São Paulo (São Paulo) e Revista de Cultura Vozes (Petrópolis, RJ). Colaborou ainda como articulista dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Correio Braziliense (Brasília), Zero Hora (Porto Alegre), Diário do Grande ABC (São Paulo), Diário de Pernambuco (Recife) e A Tarde (Salvador).
Iniciou a carreira acadêmica em 1966 como Assistente do Professor Luiz Beltrão, no Instituto de Ciências da Informação da Universidade Católica de Pernambuco (Recife), transferindo-se logo em seguida para São Paulo. Nessa ocasião, foi convidado por Octávio da Costa Eduardo para trabalhar como Diretor de Pesquisas do Instituto de Estudos Sociais e Econômicos, onde começou a ganhar reputação como pesquisador comunicacional. Fundou, em 1967, o Centro de Pesquisas da Comunicação Social, mantido pela Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero, então vinculada à PUCSP.
Docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), ali obteve os títulos de Doutor em Ciências da Comunicação, Livre-Docente, Professor-Adjunto e Professor Catedrático de Jornalismo. Foi o responsável pela implantação do Departamento de Jornalismo e Editoração, unidade que dirigiu durante vários anos, atividade somente interrompida durante o regime militar, quando esteve impedido de exercer a docência em universidades públicas brasileiras. Anistiado em 1979, reassumiu sua cátedra na USP, exercendo-a em regime de dedicação exclusiva ao ensino e à pesquisa.
Primeiro Doutor em Jornalismo titulado por universidade brasileira (1973) foi agraciado com bolsa de pós-doutorado da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo) para realizar estudos avançados de comunicação nos Estados Unidos, onde contou com o respaldo acadêmico do MUCIA (Consórcio Universitário do Meio-Oeste, integrado pelas universidades de Wisconsin, Minesotta, Indiana, Illinois e Michigan) durante o ano acadêmico 1973-1974. Posteriormente, recebeu bolsa de estudos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para desenvolver estudos na Universidade Complutense de Madrid (Espanha), durante o ano letivo de 1988. Em 1992 foi nomeado Catedrático UNESCO de Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Em 1996 foi agraciado com o título Tinker Visiting Professor do Institut for Latin American Studies da University of Texas at Austin (USA).
Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, sendo Titular da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Exerce também o cargo de consultor do grupo UniFMU UniFIAMFAAM FISP (São Paulo). Atua ainda como Consultor Científico da Fundação CAPES - Ministério da Educação (Brasília), FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo e Conselheiro da EAS - Fundação Professor Edevaldo Alves da Silva de Amparo à Educação (São Paulo).
Diretor-responsável da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, colunista das revistas Imprensa (Brasil) e Etcétera (Mexico), exerce os cargos de Presidente da IBERCOM - Associação Iberoamericana de Comunicação (Porto, Portugal), membro do Research Committee da ORBICOM - World Network of UNESCO Chairs in Communication (Montreal, Canada), Legal Commitee da IAMCR - International Association for Media and Communication Research (Barcelona, España), Conselho Consultivo da ALAIC - Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (São Paulo, Brasil), Conselho Curador da INTERCOM, Conselho Consultivo da UCBC e Conselho Administrativo da ABI.
Assessoria de Imprensa UPF