Notícia

GR Notícias

Ciclo de palestras apresenta “Foucault e a história”

Publicado em 30 outubro 2019

O Auditório do CCL (Centro de Cultura e Lazer) recebe nesta quarta-feira (30), às 19h30, o projeto Ciclo de Palestras, e o bate-papo terá como tema “Foucault e a história”.

A palestra visa abordar a história a partir das obras do filósofo Michel Foucault. Francês, Foucault trouxe importantes reflexões sobre as relações de poder, as práticas de liberdade, a subjetividade, o governo, o discurso e o saber, possibilitando outros olhares sobre o passado. Seus conceitos, fundamentados em publicações entre os anos 1960 e 1980, fomentaram transformações na pesquisa histórica a partir da filosofia da diferença, isto é, de um pensamento preocupado com as rupturas, descontinuidades e desnaturalizações. A palestra terá como foco alguns conceitos fundamentais do trabalho do Foucault e entender sua utilização, em especial no campo da história das mulheres.

A palestra será apresentada por Gabriela Simonetti Trevisan, mestranda em história cultural pela Unicamp e graduou-se como bacharela e licenciada no curso de História da Unicamp, em 2016. Completou pesquisa de iniciação científica pela FAPESP, em 2015, e pelo PIBIC/CNPq, em 2016. Graduanda em Letras (Licenciatura) pela Univesp e membro do grupo Historiadores Independentes de Carioba e do Grupo de Estudos Mulheres de Letras: escritoras do século XIX e XX, Brasil, Europa e África (IFCH-Unicamp). Gabriela também é organizadora do Ciclo de Palestras Históricas e do projeto Roteiros Históricos. Autora na coluna “Histórias de Americana”, no jornal “O Liberal”, de Americana, é professora de história no Colégio Objetivo de Nova Odessa e professora de Filosofia no Colégio Politec, de Americana.

O CCL fica na Avenida Brasil, nº 1293, Jardim São Paulo. Mais informações podem ser obtidas no telefone (19) 3408-4800.