Notícia

O Diário do Norte do Paraná online

Ciclo de debates trata de contribuições da USP

Publicado em 03 novembro 2014

Por Paulo Saldaña

Os 80 anos da USP, completados em janeiro, inspiraram a realização de um ciclo de debates sobre a universidade e a sociedade. O reitor Marco Antonio Zago participa da abertura, nesta terça-feira, dia 4, em debate sobre a difusão do conhecimento. Fernando Henrique Cardoso, Adib Jatene e José Goldemberg, entre outros, também participam.

Segundo o coordenador dos encontro, professor Moacyr Novaes, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a ideia não é só debater o legado da universidade, mas pensar o futuro. "Queremos colher opiniões críticas, pensar em propostas afirmativas para os próximos 80 anos", diz ele. "Comemorar não é necessariamente só festejar. É organizar a memória de maneira coletiva para traçar novos planos."

A "Difusão do conhecimento gerado na USP" é o tema do primeiro encontro desta terça, às 9h45. Além de Zago, participam o vice-reitor, Vahan Agopyan, e os quatro pró-reitores: o de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, de pós-graduação, Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, o de Pesquisa, José Eduardo Krieger, e também a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda.

No dia 10, será a vez dos jornalistas Eugênio Bucci, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Álvaro Pereira Júnior, do Grupo Globo, Roberto Godoy, do Estado de S. Paulo, e Marcelo Leite, da Folha de S.Paulo. O tema será "A USP e os meios de comunicação".

Falarão sobre "Inovação científica", no dia 17, o professor Luiz Nunes de Oliveira, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, o presidente da Finep, Glauco Antonio Truzzi Arbix, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, e o coordenador adjunto de Programas Especiais e coordenador dos Cepids da Fapesp, Hernan Chaimovich.

O último encontro ocorre nos dia 24, com o tema "USP como geradora de conhecimento em padrão de excelência". Participam do encontro o presidente da Fapesp, Celso Lafer, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-reitor da USP José Goldemberg e o ex-ministro da Saúde Adib Jatene.

ESTADÃO conteúdo