Notícia

Tribuna Digital

Chuva útil

Publicado em 21 março 2005

Uma casa simples no bairro de Ratones, no norte da Florianópolis (SC), é um exemplo prático de que o reúso da água de chuva, para uso exclusivo em válvulas de descarga, pode ser bastante benéfico para as famílias brasileiras.
"Nossos resultados mostraram que, de cada 30 dias, a água reutilizada da chuva garantiu o funcionamento da descarga durante 23 dias", disse Luiz Sergio Philippi, da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador da pesquisa, à Agência FAPESP.
"Não podemos garantir que serão sempre 23 dias", diz. Segundo explica, aqui entram em jogo desde as condições climatológicas até o tipo de vida da família que habita a casa. No caso do experimento inicial, participou uma família com três pessoas.
O cálculo da economia é simples. Como a descarga é responsável por 20% a 30% do custo na conta de água mensal, os pesquisadores acreditam que a reutilização da água de chuva para uso exclusivo nas descargas residenciais possa resultar em uma diminuição das despesas na mesma proporção.
Além de Florianópolis, as pesquisas sobre uso da água de chuva também estão sendo realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e na Unicamp, entre outras.