Notícia

A Notícia (Joinville, SC) online

Chegou a Fapesc

Publicado em 16 agosto 2005

Por Moacir Loth
Ao acolher as valiosas sugestões da comunidade científica, formuladas democraticamente em dois seminários e duas conferências estaduais de ciência, tecnologia e inovação, a reforma administrativa do governo unificou e fortaleceu o Sistema de CT&I de SC. A Fundação de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e o Fundo Rotativo de Estímulo à Pesquisa Agropecuária (Fepa) transformaram-se na Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Comparada até mesmo à emblemática Fapesp, é um avanço, pois além da ciência, prioriza também a tecnologia, a inovação e a educação.
A reforma cria também o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciti). Presidido pelo governador, e concebido nos moldes do Conselho Nacional, desempenhará o papel estratégico de orientar e articular a política científica e tecnológica.
Integrada à estrutura da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, e mantendo autonomia em relação ao Conciti, a Fapesc terá papel decisivo na consolidação do sucesso da política de descentralização. Adotará, por exemplo, a idéia de CT&I como função de um processo de educação plena, fazendo com que a cultura científica permeie todos os níveis de ensino. Logo, avança na perspectiva de que ciência, tecnologia, educação e inovação precisam, obrigatoriamente, causar impacto social nas comunidades.