Notícia

FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia (Blog)

Chefe do Departamento de Física integra a Coordenação de Área da Engenhari

Publicado em 08 abril 2017

Por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Trata-se do Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino, designado para a coordenação de Área da Engenharia da Fapesp. Ele é licenciado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos (1993); Mestre em Física Aplicada pelo Instituto de Física/USP (1995); Doutor em Ciência de Engenharia de Materiais pelo Instituto de Física/USP (1995); Engenheiro de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1997); Mestre em Física Aplicada/USP (1999); Doutor em Ciência de Engenharia de Materiais pelo Instituto de Física/USP-São Carlos (1999) e Professor Adjunto (livre docente MS5-3) em Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Unesp-2010.

O novo Coordenador desenvolve pesquisa junto a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – desde o ano de 2004 na área de ciência dos materiais e física do estado sólido. Com ênfase em Expectometria molecular (Raman e FTIR), fabricação de filmes orgânicos nanoestruturados, aplicados a sensores e sistemas miméticos de biomembranas.

Para cada grande área do conhecimento, a Diretoria Científica mantém uma Comissão de reconhecidos especialistas, com a responsabilidade de coordenar o processo de análise de mérito das solicitações submetidas à FAPESP. No Câmpus da Unesp em Presidente Prudente, Leopoldo Constantino se destacou pela sua brilhante atuação, tendo sido Paraninfo e Professor homenageado da V Turma de Química, assim como, Paraninfo da VIII Turma de Física da FCT/Unesp.

Comissões e coordenações de áreas são as seguintes: Ciências da Saúde, Biologia, Ciências Agrárias e Veterinárias, Engenharia, Física, Astronomia, Química, Geociências, bem como: Matemática e Computação, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Humanas e Sociais. Além de Inovação Tecnológica.

Três anos no Exterior

O Prof.Dr. Carlos José Leopoldo Constantino, realizou no exterior, três anos de Pós-Doutorado com o apoio da FAPESP, sendo: dois anos na Universidade de Windsor/ Canadá (1999-2001) e um ano no CNPDIA-Embrapa/São Carlos-SP (2001/2002). Foi Bolsista FAPESP no Programa Jovem Pesquisador, junto à FCT/Unesp – Presidente Prudente (2001-2006).

É credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação Institucional da Unesp, em Ciência e Tecnologia de Materiais (Posmac – Conceito 6 CAPES) e Pesquisador PQ nível 1C do CNPq). Em 2009 realizou Pós-Doutorado, junto à Universidade de Valladolid/Espanha, como bolsista CAPES.

Promovido como Coordenador de Área de Engenharia da FAPESP, o Prof.Dr.Carlos J.L.Constantino dá inicio a uma nova etapa de atividades como Docente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP.

 

 

 

 

(Foto: )