Notícia

JC e-mail

Chamadas para pesquisa em mudanças climáticas têm prazos prorrogados

Publicado em 29 outubro 2008

Propostas para Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais serão recebidas até 14 de novembro, e para Desenvolvimento de Modelo do Sistema Climático Global, até 23 de fevereiro de 2009, pela Fapesp

A Fapesp prorrogou os prazos das chamadas abertas do Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), lançadas em 28 de agosto.

Propostas para a Chamada 1 – Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais serão recebidas pela Fundação até o dia 14 de novembro. A publicação dos resultados do processo de análise e seleção será feita até 20 de abril de 2009.

Nessa chamada podem ser apresentadas propostas aos três eixos fundamentais do tema de mudanças climáticas globais, como representados, por exemplo, na organização do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC): aumento da base científica; impactos, vulnerabilidade e adaptação; e mitigação das emissões de gases de efeito estufa.

Propostas para a Chamada 2 – Desenvolvimento de Modelo do Sistema Climático Global serão recebidas até o dia 23 de fevereiro de 2009. A publicação dos resultados do processo de análise e seleção será feita até 30 de junho.

Essa chamada objetiva identificar, selecionar e apoiar um projeto de pesquisa fundamental e aplicada de classe mundial em mudanças climáticas, cujo objetivo seja contribuir para o desenvolvimento de um modelo numérico brasileiro do sistema climático global para ser utilizado em estudos de mudanças climáticas globais e regionais.

Mais informações: http://www.fapesp.br/mcg

(Agência Fapesp, 29/10)