Notícia

Carbono Brasil

Chamada para conservação de recursos hídricos

Publicado em 21 agosto 2008

A conservação da água e do solo e o aumento da produção de água em unidades rurais de produção familiar são os objetivos do edital lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para selecionar projetos que incentivem a adoção de conhecimentos, tecnologias e metodologias participativas para apropriação integrada de práticas agrícolas, florestais e sanitárias.

Estão disponíveis R$ 10 milhões, dos Fundos Setoriais do Agronegócio e de Recursos Hídricos, e as propostas devem ser encaminhadas ao CNPq até 22 de setembro.

Entre os temas estão o restabelecimento das funções hidrológicas dos ecossistemas, a adoção de técnicas agrícolas que promovam o uso sustentável e conservação da água, tecnologias para recuperação e proteção de nascentes, matas ciliares e áreas de preservação permanentes e a conservação e valoração de serviços ambientais.

Podem apresentar propostas pesquisadores com vínculo empregatício com instituições de ensino superior públicas, comunitárias, confessionais e filantrópicas, instituições públicas de pesquisa e/ou extensão.

O coordenador do projeto deve ter título de doutor e o currículo cadastrado na Plataforma Lattes, para que seja possível o preenchimento e envio da proposta, ter produção científica ou tecnológica relevante, nos últimos cinco anos, na área específica do projeto de pesquisa, e ser, obrigatoriamente, o coordenador do projeto.

Mais informações: www.cnpq.br/editais/ct/2008/027.html ou edital27-2008@cnpq.br.

Fonte: Agência Fapesp