Notícia

Agência Gestão CT&I

Chamada explora aplicações das ciências da computação aos desafios da pesquisa básica

Publicado em 11 outubro 2013

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a empresa multinacional Microsoft Research lançam a sétima chamada de propostas de pesquisa no âmbito do Instituto Virtual de Pesquisas Fapesp-Microsoft Research, mantido pelas instituições.

O edital é aberto a pesquisadores associados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no estado de São Paulo. São disponibilizados um total de R$ 1,5 milhão para apoiar os projetos selecionados, montante que será dividido igualmente entre Fapesp e Microsoft Research. As propostas serão recebidas até 20 de novembro.

O objetivo é explorar aplicações das ciências da computação aos desafios da pesquisa básica em áreas relacionadas a “big data” (grandes bases de dados) no contexto das mudanças climáticas globais, ciências ambientais e computação urbana que aproveitem as enormes possibilidades do trabalho realizado por sistemas integrados de computação (nuvem).

Ferramentas e instrumentos de tecnologias de informação e computação podem ser aplicadas além de suas plataformas tradicionais, de modo a permitir a investigação de assuntos de pesquisa fundamental que tenham potencial de beneficiar a sociedade e a sustentabilidade do planeta.

As propostas apresentadas serão analisadas especificamente quanto ao mérito nos seguintes itens: objetivos científicos ousados; metodologias e metas sólidas; foco nos avanços relevantes do conhecimento e da tecnologia, levando em consideração abordagens que permitam lidar com desafios significativos em mudanças climáticas globais, ciências ambientais e urban computing que envolvam grandes bases de dados.

Mais informações neste link.

(Agência Gestão CT&I com informações da Fapesp)