Neste edital, 19 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa aderiram à chamada até o momento, sendo elas dos nove Estados da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso), além das FAPs do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Paraná, São Paulo e Distrito Federal.
As propostas devem ser voltadas para expedições científicas multidisciplinares na Amazônia por um período de até 36 meses. O edital também irá apoiar expedições voltadas a ampliar o conhecimento da diversidade sociocultural dos povos tradicionais da região. O valor mínimo de cada projeto contemplado será de R$ 400 mil – não havendo limite máximo – e o prazo para submissão de proposta é 29 de abril de 2024.
Os projetos submetidos à avaliação devem contar com pesquisadores responsáveis de pelo menos dois dos 19 estados cujas FAPs aderiram a essa chamada, sendo que um deles deve estar vinculado a instituições dos Estados da Amazônia Legal. O edital também prevê a inclusão na equipe de pesquisa de pelo menos um integrante PIQCT (Povos indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais).
Mais informações estão disponíveis no texto completo da chamada. Um roteiro que explica o passo a passo para submissão da proposta pode ser conferido neste link.
Fonte: Iniciativa Amazônia+10