As emissões de CO2 dos combustíveis fósseis continuam a ser uma das que mais contribuem para as mudanças climáticas. Para garantir o acesso à energia limpa, barata e abundante, a competição global NRG COSIA Carbon XPRIZE desafia entidades e empreendedores do mundo a desenvolver tecnologias inovadoras de conversão de CO2 em novos produtos, oferencendo um prêmio de US$ 20 milhões. Os interessados terão até março de 2016 para enviar suas propostas.
Para participar é preciso montar equipes com capacidade para desenvolver tecnologias de ponta que convertam CO2 em produtos como: cimento alternativo, concreto e outros materiais de construção; produtos químicos usados para fabricar produtos industriais e de consumo; combustíveis para transportes de baixo carbono; e novos produtos em geral. As equipes disputarão prêmios depois de escolher entre duas rotas distintas: tecnologias a serem testadas em usina de carvão e tecnologias voltadas para usina de gás natural.
Na primeira rodada da competição as equipes apresentam informações técnicas e comerciais sobre sua tecnologia. Se forem classificadas passam para segunda rodada, onde há a demonstração da tecnologia em ambiente controlado, o que inclui a contabilidade na conversão do CO2. As que passarem para a terceira fase deverão demonstrar o uso da tecnologia em escala maior. Os vencedores em cada uma das rotas receberão um prêmio de US$ 7,5 milhões.
A iniciativa é promovida pela NRG Energy, empresa norte-americana de energia; a Canadá Oil Sands Innovation Alliance (Cosia); e a XPRIXE, organização norte-americana que destaca iniciativas a grandes desafios ambientais. Para mais informações, acesse este link.
(Agência Gestão CT&I, com informações da Fapesp)