Apesar de os mecanismos ainda serem desconhecidos, mais um estudo conclui que a ingestão de chá verde faz bem para a saúde. De acordo com a pesquisa, publicada nesta terça-feira (12/9) no The Journal of the American Medical Association (Jama), de modo geral a bebida é benéfica, com destaque para a prevenção das doenças no coração.
O estudo acompanhou durante 11 anos mais de 40 mil pessoas, com idades entre 40 e 79 anos. Os pesquisadores, da Universidade Tohoku, no Japão, identificaram uma relação inversamente proporcional entre o consumo de chá e mortes em geral. A mesma relação foi detectada entre a bebida e mortes por problemas cardíacos.
Entre as pessoas que consumiram cinco xícaras diárias e aquelas que bebiam apenas uma o risco geral de morte foi 16% menor. No caso específico das doenças do coração, o grupo que bebeu mais doses apresentou um risco de morte 26% menor.
O estudo aponta também que os benefícios foram maiores entre as mulheres, com risco 31% menor para aquelas que beberam cinco doses diárias.
Apesar dos resultados, os autores do estudo são cautelosos. "É preciso confirmar esse efeito de proteção por meio de experimentos clínicos", escreveram. O chá verde é uma das bebidas mais consumidas no mundo, com produção anual de cerca de 3 bilhões de quilos.
O artigo poderá ser lido por assinantes do Jama em jama.ama-assn.org.
Notícia
Jornal da Cidade (Bauru, SP) online