Notícia

Revista Museu

CGI.br lança livros sobre governança da internet

Publicado em 09 janeiro 2015

SÃO PAULO, São Paulo - Publicações, nos formatos pdf e ePub, são gratuitas. Documentos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação é o primeiro volume

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) iniciou uma nova série de publicações sobre temas relacionados à governança da internet, que conterá três agrupamentos temáticos de publicações: Referências, Estudos e Debates.

O primeiro dos Cadernos CGI.br, do eixo “Referências”, traz pela primeira vez as versões em língua portuguesa dos quatro documentos produzidos durante a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI).

“Em 2015, completamos 10 anos da conclusão da Cúpula e com os Cadernos CGI.br pudemos trazer ao leitor brasileiro as principais referências da CMSI. Esperamos que a série favoreça os debates e estudos por todo e qualquer interessado no aprofundamento de um modelo democrático, multissetorial e colaborativo da governança da internet”, disse Carlinhos Cecconi, gerente da Assessoria Técnica do CGI.br e responsável pela coleção.

O segundo volume, com lançamento em breve, será uma coletânea das versões em sete idiomas da Declaração Multissetorial do NETmundial. No primeiro semestre de 2015 também será lançado o primeiro número do tema “Estudos”: Combate ao spam na Internet no Brasil: histórico e reflexões sobre o combate ao spam e a gerência da porta 25 coordenados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

O pdf do primeiro Caderno CGI.br, Documentos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, está disponível para download emhttp://cgi.br/publicacao/cadernos-cgi-br-documentos-cmsi.

Segundo o CGI.br, em breve os mesmos títulos também serão lançados em formato ePub para leitores de livros digitais.

Fonte: Agência FAPESP