Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

CFlex recebe recursos do Programa de Pesquisa Inovativa da Fapesp

Publicado em 27 maio 2014

Desenvolvedora de soluções voltadas para operações de centros de controle ferroviário, com mais de 20 anos de atuação no segmento de transporte ferroviário, a CFlex acaba de ter um de seus projetos aprovado junto ao Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). O programa é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país.

“A pesquisa inovativa está presente na CFlex desde o início da empresa e os recursos obtidos serão investidos em pesquisa e desenvolvimento, que é o setor em que reside o nosso diferencial competitivo”, analisa Plínio Vilela, diretor da área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa e pesquisador responsável pelo projeto. Os recursos serão empregados para financiar o trabalho de dois pesquisadores da área de Ciência da Computação, presentes em tempo integral na empresa.

A CFlex já havia tido uma experiência anterior com a Fapesp, em 2004, na fase de desenvolvimento da solução que hoje é o carro-chefe da empresa: o CFlex Movement Planner, desenvolvido inteiramente no Brasil por técnicos brasileiros. A ferramenta é capaz de reduzir em até 18% o tempo de parada dos trens nos pátios para realizar cruzamentos e ultrapassagens. Hoje, 88 % do total de cargas transportadas por via ferroviária no Brasil se desloca em operadoras que empregam a sua solução de planejamento de malha em tempo real.

“Após a conquista do mercado brasileiro, a CFlex precisou adotar a estratégia de busca de novos espaços no exterior para promover o seu crescimento e os recursos liberados serão empregados para aperfeiçoar ainda mais nossa solução, aumentando seus diferenciais competitivos e permitindo que ela atenda de forma ainda mais eficiente as demandas das estratégias e das metas de produção de nossos clientes”, acrescenta Plínio Vilela.

Hoje, a solução CFlex Movement Planner já está presente na Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE (Chile), Ferrosur Roca (Argentina) e Rio Tinto Iron Ore (Austrália).

Sobre a CFlex (www.cflex.com.br) - Atuando há mais de 20 anos no mercado, a CFlex está hoje posicionada como fornecedora de soluções de planejamento e gestão operacional em ferroviais. Com um corpo executivo e técnico altamente especializado, a empresa faz uso de modernas técnicas, como inteligência artificial, associadas a modelos matemáticos, proporcionando resultados significativos nas operações de seus clientes. Seu amplo portfólio de soluções é adotado por empresas como Ferrovia Centro-Atlântica S/A, Estrada de Ferro Carajás (Vale S/A), Estrada de Ferro Vitória a Minas (Vale S/A), MRS Logística S/A, Transnordestina Logística S/A, Supervia Trens Urbanos, América Latina Logística S/A, Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE (Chile), Ferroexpreso Pampeano S/A (Argentina), Ferrosur Roca (Argentina) e Rio Tinto Iron Ore (Austrália).