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Tecnologística

CFlex disponibiliza software de gestão

Publicado em 01 março 2007

A CFlex, empresa que desenvolve sistemas de suporte à decisões para o setor industrial, iniciou em dezembro a implantação do Trains — software para auxiliar o planejamento da circulação de trens de carga — na maIha norte da América Latina Logística (ALL), nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O sistema está sendo preparado para entrar em operação no próximo mês de março, período de safra na malha norte.
O Trains é uma ferramenta que analisa informações, diferentes cenários e condições, a fim de oferecer as melhores soluções para o tráfego. O sistema reduz o tempo de parada nos terminais e cruzamentos, diminui o consumo de combustível e as filas nos terminais, além de regular a malha.
O produto, que exigiu dez anos em pesquisas, foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Na primeira etapa da implantação, é realizado o cadastro da malha ferroviária no sistema e a customização das regras de negócio. Depois, é iniciada a integração com os computadores de bordo já instalados nas locomotivas, para diminuir o consumo de combustível. A expectativa é reduzir o custo com o in sumo em 5%.
Segundo Rodrigo Gonçalves, diretor técnico da CFlex, será preciso atualizar os computadores de bordo para que possam decodificar os parâmetros pré-estabelecidos pelo Trains, como, por exemplo, horas máxima e mínima de chegada do trem nas estações. O trabalho de atualização dos computadores é realizado pela ALL, junto com a fabricante do software.
Desde agosto passado em operação na malha sul da ALL, o sistema proporciona, segundo dados divulgados pela CFlex, uma redução média de 16% no tempo de parada dos trens nos cruzamentos. A medição foi realizada entre Apucarana e Uvaranas (PR).
Além da ALL, a Companhia Ferroviária do Nordeste (CEN) também utiliza o sistema desde 2005, porém sem o uso dos computadores de bordo nas loco motivas. Já na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e na Estrada de Ferro Vitória a Mi nas (EFVM), por meio de um convênio com a Alstom, o projeto está em fase de implantação. "A Alstom possui uma plataforma denominada Ícones, responsável por todos os serviços de controle. Com a parceria, o Trains é embutido nessa plataforma" resume. Um sistema complementa o outro: enquanto o Trains gerencia a movimentação na ferrovia, o computador de bordo controla o funcionamento da locomotiva.