Notícia

ClicNews

CFlex celebra 13 anos de atividades com selo comemorativo

Publicado em 23 setembro 2009

Para marcar seus 13 anos de atuação, a CFlex (www.cflex.com.br), empresa especializada em soluções inovadoras de suporte à tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais para diversos setores industriais, está lançando um selo comemorativo que passará a acompanhar todas as suas peças de comunicação

A iniciativa integra o plano de reestruturação da empresa, que contempla ações como o estabelecimento de uma nova identidade visual e o realinhamento mercadológico juntos aos seus públicos-alvo.

A trajetória vitoriosa da CFlex teve início em 1996 na incubadora do Projeto SOFTEX 2000, instalado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Entre os anos de 1999 e 2002, novos produtos foram agregados ao portfólio da companhia, como o SIGEM, um sistema de suporte à tomada de decisões que auxilia na tarefa de confecção de escalas para equipagens de trens; e o Propátio, hoje denominado DSS-Stockyard, voltado ao gerenciamento do pátio de minérios. A idéia para o seu desenvolvimento nasceu da tese de mestrado de Paulo Molck, sócio da CFlex.

Até 2003 a companhia desenvolvia softwares sob encomenda para outras empresas. Mas, para atuar no segmento de ferrovias essa não era uma opção. O mercado necessitava de um produto pronto e, mais do que isso, diferenciado. Com o suporte do programa de apoio a projetos inovadores de pequenas empresas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), os engenheiros da CFlex dedicaram-se por um ano inteiro ao desenvolvimento do Movement Planner, uma solução on-line, única no mundo em sua categoria.

Empregando inteligência artificial e vários algoritmos para analisar uma série de informações disponíveis em seu banco de dados, o Movement Planner fornece ao planejador/despachador, naquele cenário e em determinadas condições, as melhores opções disponíveis para a máxima otimização do negócio nas próximas horas ou dias. O trabalho de desenvolvimento do Movement Planner, hoje um dos carros-chefes da empresa, coube a Magali Rondon, uma das sócias da CFlex.

No período de 2004 a 2008, a companhia viveu um período de grande expansão registrando um crescimento anual de 70% a 100%. O quadro de sócios foi ampliado com a chegada de Luis Elesbão. Também foram firmados importantes acordos comerciais com a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), com a ALL e com a australiana Rio Tinto, uma das maiores mineradoras do mundo.

Ao longo destes 13 anos a CFlex foi ampliando seu portfólio de produtos e serviços, bem como sua presença no exterior. Suas soluções já apóiam a tomada de decisões na Austrália, no Chile, na Argentina e no México.

Este sucesso é ainda mais expressivo se analisarmos o comportamento médio dos empreendimentos brasileiros, segundo o qual 27% das empresas paulistas fecham em seu primeiro ano de atividades, analisa Carlos Eduardo Fontenelle Carneiro, diretor da Divisão de Vendas e Marketing da CFlex, citando pesquisa desenvolvida pelo SEBRAE.

Vale lembrar que esse índice de mortalidade sobe para 64% no sexto ano. Superamos os desafios iniciais e temos razões de sobra para comemorar esta marca no momento em que nos preparamos para ampliar nossa atuação não só no Brasil como nos principais mercados mundiais, conclui o executivo.

A exemplo do Movement Planner, do SIGEM e do DSS-Stockyard, a equipe CFlex, composta por doutores e mestres em inteligência computacional formados pela UNICAMP, desenvolve soluções integradas e sob medida para atender às necessidades específicas de cada negócio.