Notícia

A Tribuna (MT) online

Cesur traz especialista em educação a distância

Publicado em 10 novembro 2005

O curso de pós-graduação em "Metodologia do Ensino Superior" do Cesur trará a Rondonópolis o professor doutor José Manuel Moran Costas, da Universidade de São Paulo (USP), um dos principais especialistas em educação a distância do Brasil. O professor ministrará, de 18 a 20 deste mês, o módulo de "Tecnologia Educacional".

Com o intuito de ampliar a difusão de conhecimento sobre o tema, o Cesur está abrindo 10 vagas ao público externo nesse módulo a ser ministrado por José Moran, na condição de curso de extensão. Será a oportunidade para profissionais que lidam com a educação na região visualizarem possibilidades referentes ao uso dessa nova tecnologia. O módulo, com 20 horas de duração, dará direito a certificado aos 10 participantes.
Conforme a coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (NUPPE) da Instituição, a professora mestre Marlene Silva de Oliveira Santos, esse módulo evidencia que o Cesur não está preocupado somente com a formação do professor, mas também em conhecer e aprofundar-se nessas novas tecnologias de ensino, bem como trazer novas metodologias a esse processo.

"José Moran vai trabalhar as possibilidades que essas novas tecnologias trazem ao acesso do conhecimento", explicou a coordenadora, completando que o módulo deve apontar ainda como o professor pode ter acesso a essas tecnologias. "Para nós, é uma honra ele [José Moran] ter aceito o nosso convite, já que muitas escolas da rede pública também estão trabalhando a informática na educação. Dessa forma, também é uma oportunidade a esses profissionais aprimorarem seus conhecimentos", argumentou.
"O ensino a distância não é uma ameaça ao ensino presencial. Ele é uma possibilidade de maior acesso às pessoas. Significa o uso de novas tecnologias no acesso ao conhecimento intermediado pelo professor", entende Marlene Silva. "A aula presencial nunca vai ser excluída, mas é preciso que as instituições se abram para essa modalidade", prossegue. "As universidades e faculdades vão começar a introduzir nos cursos presenciais uma mesclagem do uso dessas tecnologias", projeta.

Sobre a questão, José Moran explanou, durante o 12º Congresso Internacional de Educação a Distância, em Florianópolis (SC), o seguinte: "Em breve, o presencial vai se tornar um luxo e os momentos a distância vão facilitar o acesso de outras pessoas ao curso; o segredo é unir o melhor do presencial como o melhor do virtual".
"Tecnologia Educacional" será o 5º módulo do curso de "Metodologia do Ensino Superior", iniciado em abril deste ano com a intenção de capacitar os profissionais de diferentes áreas, principalmente os do próprio Cesur, para a docência, já que graduados como economistas, advogados, administradores, entre inúmeros outros, não têm uma formação pedagógica.

As aulas do módulo serão ministradas na noite de sexta-feira (18), manhã e tarde de sábado (19), e manhã de domingo (20). As inscrições para o curso de extensão podem ser feitas até 16 de novembro próximo, por meio do NUPPE. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3411-7611 (Marlene ou Kátia). O valor do módulo é R$ 220,00.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - Em um ano, o Programa de Pós-Graduação do Cesur vem se firmando e se aperfeiçoando. "O Cesur vem se estruturando cada vez mais em relação a um programa de pós-graduação", garantiu a coordenadora. Hoje, o programa conta com oito cursos em funcionamento em diferentes áreas.

O PROFESSOR - José Manuel Moran Costas é doutor em Ciências da Comunicação com habilitação em Rádio e TV pela USP. É consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (FAPESP/CAPES), tendo vários livros publicados referentes à informática na educação, educação a distância e educação on-line. Hoje, é requisitado para ministrar cursos no país inteiro.