Notícia

UFSCar -Universidade Federal de São Carlos

Cerimônia apresenta os resultados de pesquisas com Comunidades de Aprendizagem

Publicado em 01 abril 2010

No dia 31 de março, acontece na UFSCar a cerimônia de encerramento da pesquisa Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola realizada pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase), da UFSCar.

A pesquisa, coordenada pela professora do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar Roseli Rodrigues de Mello, foi realizada entre os anos de 2007 e 2009, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). No entanto, os estudos envolvendo a articulação entre o espaço escolar e a comunidade antecederam a pesquisa e tiveram início em 2003. O projeto "Comunidades de Aprendizagem" foi criado com objetivo de ampliar as influências da educação sobre a comunidade e auxiliar a transformação social e cultural com a participação de todos os atores sociais.

A meta dos estudos foi avaliar os impactos da transformação das escolas municipais em Comunidades de Aprendizagem. A equipe da pesquisa foi formada por docentes e estudantes da Universidade Federal de São Carlos e por professores e do Ensino Fundamental da rede municipal. Dentre os resultados dos estudos, está a incorporação das Comunidades de Aprendizagem como política pública na área da Educação do município. Durante a realização da pesquisa, também foi possível estabelecer métodos que favorecessem professores, estudantes e familiares nos processos educacionais e na gestão escolar.

A cerimônia de encerramento da pesquisa acontece a partir das 20 horas no Anfiteatro Bento Prado Júnior, localizado na área Norte do campus São Carlos. O evento é aberto a todos os interessados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8277 ou pelo e-mail niase@ufscar.br.