Notícia

Hoje em Dia

Cerâmica vermelha

Publicado em 21 abril 2012

Os diversos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) – são 26 estaduais e do Distrito federal – possuem todo conhecimento técnico (e da legislação pertinente) disponível no mundo para agir preventivamente contra acidentes trágicos na construção civil. Mesmo assim, no país ainda são comuns acidentes ligados à qualidade do material de alvenaria aplicado na obra.

Isso levou, há mais tempo, a Flyever tecnologia Eletrônica, de São Carlos (SP), empresa com pesquisa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a investir na substituição de tecnologia importada essencial para a industria de cerâmica assegurar a seus produtos garantias contra trincas, rachaduras, inclinações e, ate mesmo, queda de prédios.

No mercado desde 1993 e voltada para o desenvolvimento de soluções, equipamentos e serviços para a indústria de cerâmica (materiais refratários, louca sanitária, louca de mesa, cerâmica para isoladores de eletricidade e telhas, tijolos, manilhas, etc.), a Flyever fornece placas eletrônicas para o subsetor da indústria de cerâmicas vermelhas. Estes materiais são aplicados na alvenaria de fechamento estrutural com a função de sustentar peso.

O seu coordenador e pesquisador, Jose Antônio o Armani Paschoal, conta que o boom da construção coincide com a preparação da estabilidade econômica (Plano Real), deu ao material relevância no setor. Salienta, porém que, para ser utilizada, é necessário que ela se enquadre em normas especificas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A Flyever surge naquela onda e ocupada com a busca de experiência em soluções tecnológicas para a indústria de cerâmica vermelha. Seus sócios perceberam a lacuna existente no mercado em equipamentos eletrônicos de ponta para suprir diversos segmentos do setor industrial. Com apoio da Fapesp (do governo de São Paulo) , a empresa adquiriu aparelhos sofisticados no país e no exterior (Alemanha), passando a fornecer softwares e equipamentos (controladores e indicadores de temperatura), alem de oferecer serviços de montagem de placas eletrônicas.