Notícia

ABC - Academia Brasileira de Ciências

Cepid inova em educação à distância internacional

Publicado em 03 março 2015

No dia 19 de março, o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (Certev), com sede na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), dará início a um inovador esquema de ensino e divulgação científica internacional via internet.

Trata-se de atividade inicial de um programa em colaboração com o International Materials Institute for New Functionality in Glass (IMI), sediado na Pennsylvania State University e na Lehigh University, ambas nos Estados Unidos. O IMI é financiado pela National Science Foundation, em programa similar aos dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fapesp.

Utilizando-se do software Blackboard Collaborate - plataforma de aprendizado online - o professor da Ufscar e coordenador do Certev, o Acadêmico Edgar Dutra Zanotto, ministrará a primeira aula sobre vitrocerâmicos para alunos, pesquisadores de universidades e empresas, e professores de vários países cadastrados no curso sobre "glass processing".

Uma aula teste foi realizada com sucesso na última sexta-feira. Dependendo dos resultados das duas aulas reais (nos dias 19 e 24), esta iniciativa deverá ser incorporada às inúmeras ações de ensino e divulgação científica do Cepid e expandida com vários outros cursos.

Alunos, coordenadores de Cepids e interessados em ensino e divulgação científica em geral estão cordialmente convidados a assistir a alguns minutos da primeira aula para entender como funciona essa interessante e inovadora estratégia de educação.

Para mais informações acesse o site do curso.

(Adaptado de Certev)