Notícia

Campus São Paulo - Unifesp

Cepid Aries prorroga inscrições para bolsistas de mestrado e doutorado (1 notícias)

Publicado em 18 de janeiro de 2024

O CEPID Aries prorrogou, até o dia 28 de fevereiro de 2024, o prazo de inscrições para a seleção de bolsistas de mestrado e doutorado para o desenvolvimento de atividades no âmbito do Projeto CEPID 2021/10599-3: "Instituto Paulista de Resistência aos Antimicrobianos", com bolsas financiadas pela FAPESP.

São cinco vagas para mestrandos e 10 para doutorandos, com duração de 24 e 36 meses, respectivamente. Os candidatos poderão inscrever-se em um dos seis subprojetos que compõem o Centro de Pesquisa:

Subprojeto 1 - Observatório Socioambiental e Centro de Ciência de Dados: Vigilância dos Ecossistemas Envolvidos no Surgimento e Disseminação da Resistência Antimicrobiana.

Subprojeto 2 - Estimativa do Ônus das Doenças e dos Fatores Sociais e Ambientais da Resistência Antimicrobiana

Subprojeto 3 - Caracterização de Isolados Bacterianos Portadores de Genes de Resistência Adquiridos em Ambientes Urbanos/Rurais e Matrizes Aquáticas.

Subprojeto 4 - Monitoramento de Leveduras e Fungos Filamentosos Resistentes a Antifúngicos com Impacto na Saúde Pública.

Subprojeto 5 - Novas Estratégias para Tratar e Prevenir Infecções Causadas por Patógenos Resistentes a Antimicrobianos.

Subprojeto 6 - Gestão de Inovação em Resistência Antimicrobiana (AMR): Ecossistemas e Criação e Escalabilidade de Startups.

Os critérios de seleção e perfis desejados para os candidatos estão definidos nos seguintes editais:

Edital - Bolsas Doutorado

Para inscrever-se, o candidato deve enviar os documentos listados no edital para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até às 18h (GMT-3) do dia 28 de fevereiro de 2024. As entrevistas serão realizadas via Google Meet.

Sobre o CEPID Aries

Aprovado pela FAPESP em março desde ano, o CEPID Aries, coordenado pelo Prof. Dr. Arnaldo Lopes Colombo, formaliza a criação do Instituto Paulista de Resistência aos Antimicrobianos (Antimicrobial Resistance Institute of São Paulo-ARIES) que reune pesquisadores de 5 universidades paulistas com especialistas de órgãos públicos (EMBRAPA, CETESB) e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Trata-se de um projeto pioneiro que busca o enfrentamento à resistência antimicrobiana (AMR) através de conceitos de Saúde Global e Saúde Única a partir de uma abordagem multidisciplinar que reconheça e interfira nas causas da AMR na interface humano-animal-ambiente. O ARIES conta com cinco pilares principais: 1) Observatório Socio-ambiental e Centro de Ciência de Dados: vigilância dos ecossistemas envolvidos no surgimento e disseminação da AMR; 2) Caracterização da evolução microbiana, mecanismos de AMR, adaptação e patogenicidade dos microrganismos; 3) Desenvolvimento e validação de novas estratégias de controle e prevenção da AMR em humanos, animais e meio ambiente; 4) Tradução das iniciativas de sucesso em políticas empresariais e de Saúde Pública; e 5) Difusão de ARIES - Conhecimento em conexão à Sociedade, Educação e Divulgação.

O ARIES não só contribuirá para a elaboração de um sistema de vigilância mais sofisticado e abrangente, capaz de detectar precocemente o surgimento de AMR no contexto de Saúde Única, mas também gerará novas estratégias para responder, conter e prevenir as infecções resistentes em instituições de saúde, na produção de alimentos e na comunidade.