Notícia

Jornal da USP online

Centro oferece bolsas de estudo sobre gás natural

Publicado em 25 abril 2016

O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural (Research Centre for Gas Innovation – RCGI, na sigla em inglês) está com cinco chamadas abertas para pesquisadores interessados em se juntar à sua equipe, sendo duas para doutorado (PhD) e três para pós-doutorado.

As chamadas serão encerradas neste sábado, dia 30, e fazem parte de um convênio assinado entre a USP, o Imperial College Londres e a BG Brasil (uma das financiadoras do centro). As bolsas abrem a possibilidade de o candidato viajar ao exterior para fazer parte do curso, ou todo ele, fora do País.

“Este programa dispõe de 25 bolsas de estudo, sendo cinco de pós-doutorado, oito de doutorado integral no Imperial College, oito de doutorado-sanduíche, também no Imperial College, e quatro de dupla titulação de doutorado, todas com coorientação de um docente da USP. As bolsas estão sendo distribuídas ao longo de 72 meses, que começamos a contar a partir de dezembro de 2014”, diz o diretor acadêmico do RCGI, Julio Meneghini, professor titular da Escola Politécnica da USP, onde o centro está sediado. De acordo com o cronograma do RCGI, serão oferecidas seis bolsas por ano. Os candidatos interessados devem entrar no site do RCGI (www.rcgi.poli.usp.br) e clicar na aba “oportunidades” para realizar as inscrições. Atualmente, o centro tem 28 projetos em andamento, nos quais os alunos selecionados para pós-graduação irão trabalhar.

Além das bolsas ofertadas pelo convênio USP, Imperial College e BG, há ainda 40 bolsas de iniciação científica da Fapesp e quatro de doutorado, oferecidas pela BG. Haverá também oportunidades para pós-graduação (doutorado) junto ao RCGI por meio dos programas que a própria Poli já mantém.