Notícia

Jornal da Unesp online

Centro lança 'Chemical Sudoku' na Internet

Publicado em 01 outubro 2007

Por Genira Chagas

Jogo criado em Araraquara transmite conceitos de Química a alunos do ensino fundamental e médio


O Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), dirigido pelo químico Elson Longo, docente do Instituto de Química (IQ), câmpus de Araraquara, lançou na Internet o "Chemical Sudoku", um jogo educativo destinado a transmitir conceitos de Química a alunos dos ensinos fundamental e médio. A divulgação ocorreu no dia 15 de setembro, na sede da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), durante a premiação da III Olimpíada de Matemática, Química e Física, evento também promovido pelo Centro.

Segundo Longo, o Chemical Sudoku, assim como a Olimpíada, é uma iniciativa para estimular o interesse de jovens pela ciência e tecnologia. "O jogo é um complemento de atividades que já conduzimos nas escolas, por meio da Olimpíada", diz. "Com auxílio dos recursos da Internet, esperamos abranger alunos de todo o País."

O jogo foi desenvolvido em parceria com a empresa Aptor Software, formada por doutorandos em Ciências da Computação da USP e UFSCar, liderados por Thiago Jabur. O CMDMC reúne pesquisadores do IQ, da UFSCar, da USP-São Carlos e do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e integra o Programa Cepid (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) da Fapesp.


Raciocínio lógico

O Chemical Sudoku é uma versão educativa do milenar sudoku, jogo de origem japonesa que consiste em organizar em linhas e colunas, sem que haja repetições, os algarismos de 0 a 9. A proposta do CMDCM segue o mesmo princípio, porém, no lugar de números, o jogador terá de trabalhar com os elementos da Tabela Periódica. O jogo propõe diversos desafios, como, entre os mais básicos, associar as siglas aos seus elementos — H simboliza hidrogênio, por exemplo.

O brinquedo eletrônico foi programado para interagir com o estudante. Ao selecionar um determinado elemento químico, o computador pronuncia seu nome em português. O Chemical Sudoku traz um ranking de pontuação, elaborado a partir da soma dos melhores resultados. O tempo é um dos fatores que desafiam os jogadores. Quanto menos minutos forem utilizados para concluir o raciocínio, maior será a pontuação.

Acesse o Chemical Sudoku: www.cmdmc.com.br/sudoku