Notícia

FNE

Centro lança boletim sobre pesquisas do coronavírus

Publicado em 14 julho 2020

Levantamento foi realizado a partir das bases Web of Science, Plataforma Lattes e Derwent

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lança uma nova edição do boletim temático do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi), que traz um panorama da produção científica e tecnológica sobre o coronavírus e a Covid-19. De acordo com o levantamento, houve um aumento significativo no desenvolvimento desses estudos durante a pandemia, sendo identificados, de janeiro a junho, 2685 artigos e reviews científicos relacionados ao tema.

A edição do boletim é resultado de uma parceria entre o Centro e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o objetivo de disponibilizar informações que contribuam para a elaboração de estratégias de combate à pandemia. Além disso, o informativo oferece um mapeamento de competências nacionais na área e uma análise da produção patentária global.

Foram identificados, ainda, os artigos com contribuições de autores brasileiros. Os estudos abordam temas como o uso da telemedicina e o reposicionamento de medicamentos nos tratamentos. O CNPq, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) são as principais agências financiadoras do país.

O levantamento disponibiliza a visualização de clusters temáticos, ou seja, agrupamentos gerados a partir da relação semântica entre as publicações. Esse dado indica uma característica multidisciplinar dos artigos e aponta os temas mais abordados. Por meio desses clusters, é possível identificar, por exemplo, domínios referentes aos principais desafios ao enfrentamento da Covid-19, listados no boletim.

O OCTI

O Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolvido pelo CGEE busca monitorar as tendências globais nessas três áreas, acompanhando e antecipando o desenvolvimento de temas estratégicos. Assim, visa a subsidiar tomadas de decisão governamentais na formulação de iniciativas nesses campos. O Octi utiliza serviços de inteligência estratégica e antecipatória para fornecer informações de qualidade, de forma contínua, ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Ciranda da Informação