Notícia

EBC Rádios

Centro de síntese de biodiversidade será implantado no Brasil

Publicado em 08 outubro 2018

Nesta segunda-feira (08), o Brasil Rural conversa com o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do programa Biota-FAPESP, Carlos Alfredo Joly, que fala sobre o programa Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose).

O professor explica que a síntese em biodiversidade é uma novidade no avanço das estruturas de pesquisa na área de biodiversidades e dos serviços ecossistêmicos. O programa SinBiose pretende reunir informações já disponíveis sobre determinadas questões que podem ser problemas hoje. A ideia é focar nesses problemas e procurar a melhor solução para garantir a produtividade e a conservação, beneficiando a população e contribuindo para o desenvolvimento do país.

“Ao longo dos últimos 25 anos, principalmente, reunimos muita informação de altíssima qualidade sobre nossa biodiversidade. O que esse centro vai fazer é focar em problemas que sejam de interesses da sociedade, reunir todas as informações a respeito daquele problema e, juntamente com agricultores, prefeituras, órgãos de extensão, procurar a melhor solução que garanta produtividade e conservação", explica o coordenador do programa.

O especialista destaca ainda que o projeto tem uma equipe multidisciplinar com pessoas que vêm da área da biologia, da agronomia, das ciências sociais e da economia. Eles fazem uma análise integrada de diferentes fatores para encontrar a solução ideal.

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Ouça a entrevista no link abaixo: