A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a PSA Peugeot Citroën do Brasil (PCBA) anunciam em 04 de novembro de 2014, às 10h30, na sede da Fundação, o lançamento do Centro de Pesquisa em Engenharia Professor Urbano Ernesto Stumpf, para desenvolvimento de motores de combustão interna, adaptados ou desenvolvidos especificamente para biocombustíveis e de estudos sobre a sustentabilidade dos biocombustíveis.
Entre os temas investigados estão novas configurações de motores a biocombustíveis, veículos híbridos, redução de consumo, emissão de gases e seus impactos, e a viabilidade econômica e ambiental de biocombustíveis.
Na ocasião será assinado Termo de Convênio entre a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Instituições às quais estão vinculados os pesquisadores que irão atuar nas linhas de pesquisa científica e tecnológica do Centro.
A proposta de Centro de Pesquisa em Engenharia foi selecionada a partir de uma Chamada de Propostas lançada no âmbito do Acordo de Cooperação em Pesquisa, assinado em 2012 entre as duas instituições.
O Centro irá funcionar na Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, sob a coordenação do pesquisador responsável pelo projeto, Waldyr Gallo, professor-doutor do Departamento de Engenharia Mecânica da UNICAMP, e vice-coordenado por Franck Turkovics, responsável de inovação de Powertrain no Grupo PSA Peugeot Citroën. O investimento será de cerca de R$ 32 milhões por um período de 10 anos, sendo R$ 8 milhões da FAPESP, R$ 8 milhões da PCBA e aproximadamente R$ 16 milhões em despesas operacionais e salários pagos pelas instituições de pesquisa participantes.
O desenvolvimento das pesquisas do Centro será acompanhado por um comitê internacional formado por pesquisadores do Institut des Sciences e Technologies (Paris Tech), Instituto Politécnico de Turim, e das Universidades de Cambridge, do Reino Unido, Técnica de Darmstadt, da Alemanha, e da University College London, do Reino Unido.
A modalidade Centro de Pesquisa em Engenharia foi criada pela FAPESP para apoiar investigação em parceria com empresas ou organizações governamentais sobre problemas complexos, que exigem prazos de financiamento mais extensos. As principais características dos projetos são a competitividade internacional da pesquisa, a capacidade de formar pequenas empresas de base tecnológica, a transferência do conhecimento para a sociedade e a interação com o sistema educacional, para melhoria do ensino público.
Sobre a PSA Peugeot Citroën
Com três marcas mundialmente reconhecidas, Peugeot, Citroën e DS, o Grupo vendeu 2,8 milhões de veículos no mundo em 2013, dos quais 42% fora da Europa. Segunda maior montadora da Europa, obteve um faturamento de 54 bilhões de euros em 2013. O Grupo é líder europeu em termos de emissões de CO2, com uma média de 115,9 gramas de CO2/km em 2013. A PSA Peugeot Citroën está presente em 160 países. Suas atividades abrangem também o financiamento (Banco PSA Finance) e os equipamentos automobilísticos (Faurecia).
Mais informações em: www.psa-peugeot-citroen.com.br
Sobre a FAPESP
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma instituição pública com a missão de apoiar a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado de São Paulo. A FAPESP seleciona e apoia projetos de investigação em todas as áreas do conhecimento, apresentadas por pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. A seleção de projetos é feita com base na revisão por pares (peer review), metodologia que utiliza pareceres emitidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros não vinculados à Fundação. Em 2013, a Fundação desembolsou R$ 1,1 bilhão para apoio a projetos de pesquisa científica e tecnológica.
Mais informações em www.fapesp.br.