Notícia

Meio Filtrante online

Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa abre inscrições (2 notícias)

Publicado em 10 de fevereiro de 2022

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Selecionados receberão bolsa da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo no valor de R$ 7.373,10 mensais. Inscrições até 20 de fevereiro

Duas vagas de pós-doutorado estão disponíveis no Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI). As inscrições terminam em 20 de fevereiro.

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído com apoio da FAPESP e da Shell na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

As bolsas de pós-doutorado serão financiadas pela Fundação de Apoio à USP (Fusp), com valor individual de R$ 7.373,10 mensais.

O candidato selecionado para a primeira vaga participará do grupo Simulação Aplicada a Materiais: Propriedades Atomísticas (Sampa), do Instituto de Física da USP, no projeto “Cálculos de primeiros princípios aplicados para entendimento de catalisadores e efeitos de solvente na conversão de CO2 em produtos multicarbono”.

Nesse projeto serão utilizados cálculos de primeiros princípios para estudar materiais previamente estabelecidos como catalisadores com potencial para aumentar o rendimento de formação de etanol, ácido fórmico e ácido acético. Ao entender a estabilidade dos intermediários e caminhos de reação será possível ter uma noção mais ampla dos mecanismos de formação de produtos C2+.

O candidato contribuirá com a otimização das estruturas considerando o modelo de solvente; fará estudo da adsorção de –COOH e –CO e outros intermediários, sistematicamente nos sítios de adsorção; realizará cálculos de adsorção considerando o potencial do cátodo e simulações de CI-NEB para estimar o caminho reacional.

O candidato deve ser doutor em química, física, computação ou engenharia de materiais (ou áreas correlatas), apresentar habilidades com simulações de primeiros princípios (especialmente DFT), experiência em HPC e proficiência em inglês. É desejável que o candidato tenha experiência em catálise heterogênea, materiais metálicos e ligas e conhecimento em adsorção molecular em sólidos.

O segundo bolsista terá o objetivo de desenvolver, testar e caracterizar sistemas de eletrodo/catalisador e novos reatores para a conversão seletiva de dióxido de carbono a moléculas orgânicas contendo mais de um carbono (por exemplo, C2+). Trata-se de um trabalho transdisciplinar, com forte colaboração da área de modelagem numérica dos reatores.

Para essa vaga, o candidato deverá demonstrar as seguintes qualificações: doutorado em engenharia ou ciências físicas (concluído há menos de cinco anos); experiência com dispositivos eletroquímicos de conversão de energia, como células a combustível e eletrolisadores; experiência no manuseio de todos os aspectos de um dispositivo eletroquímico; experiência na fabricação de eletrodos; conhecimentos de eletroquímica e sistemas de energia, materiais e fenômenos de transporte.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/4838 e www.fapesp.br/oportunidades/4844.

Agência FAPESP -