Notícia

Quimiweb

Centro de Pesquisa para Inovação em Gás oferece vaga de pós-doutorado

Publicado em 08 setembro 2021

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI) oferece uma oportunidade de pós-doutorado no âmbito do projeto “Desenvolvimento de diferentes estratégias catalíticas para converter os produtos derivados de CO2 em compostos de valor agregado”.

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Pretende-se com o projeto implementar estratégias visando transformar CO2 em álcoois superiores, especialmente etanol. Esses álcoois serão posteriormente transformados em produtos químicos como monômeros derivados do etanol.

O pesquisador receberá bolsa da Fundação de Apoio da USP no valor de R$ 7.373,10 e trabalhará no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro, principalmente com reações de conversão de etanol, atuando em colaboração com pesquisadores do Instituto de Química da USP.

O candidato deve ter título de doutor em química ou engenharia química, com experiência em catálise heterogênea de no mínimo cinco anos depois do término do doutorado. Também é exigida proficiência em inglês. Além disso, exige-se experiência no preparo de catalisadores heterogêneos, na caracterização de materiais em estado sólido por DRX, XPS, FTIR, Raman e TPD, na operação de unidade automatizada de teste catalítico com reator tipo PFR e também ter conhecimentos em cromatografia em fase gasosa.

Experiência em reações de obtenção de monômeros de borracha ou ácido acético em uma etapa reacional a partir de etanol será considerada um diferencial.

As inscrições devem ser feitas até sexta-feira (10/09) pelo site do RCGI, acessando a posição de código REF: 21PDR128.

Mais informações: https://bit.ly/3DoClBd.

Fonte: Agência FAPESP