Notícia

Esteta

Centro de pesquisa organiza simpósio de inovação tecnológica

Publicado em 26 março 2015

Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) organizará entre os dias 31 de março e 1º de abril o I Simpósio de Inovação, apresentando as inovações e produtos desenvolvidos a partir da parceria entre o Centro e empresas da área de ciência de materiais. O evento, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é gratuito e contará com professores e pesquisadores convidados, que ministrarão palestras sobre o panorama e estratégias em inovação.

As inscrições já estão abertas e são realizadas exclusivamente pela internet. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição até o dia 30/03, disponível através do endereço: http://bit.ly/1LXLoLU.

O simpósio ocorrerá no anfiteatro Bento Prado, localizado na área norte da UFSCar, campus São Carlos. O organizador do evento, professor Edson Leite, explica que a relação entre universidade e indústria é fundamental para que as pesquisas que são desenvolvidas no ambiente acadêmico saiam dos laboratórios e sejam produzidas em escala industrial. “A inovação tem que ser uma constante no universo acadêmico. Este simpósio contribuirá para que este tema esteja mais no dia a dia do cientista”.

Atualmente, o CDMF tem parceria com diversas empresas, colocando no mercado diversos produtos fruto dos estudos que são desenvolvidos no laboratório. No fim do ano passado, a spin-off NANOX Tecnologia, que surgiu a partir de alunos de pós-graduação dentro da universidade, recebeu o Prêmio Exporta São Paulo 2014, na categoria Inovação.

O professor Elson Longo, coordenador do CDMF e professor do Instituto de Química da Unesp de Araraquara,  comenta que o prêmio recebido pela empresa comprova que é preciso estimular as estratégias entre o meio acadêmico e empresas de tecnologia, para que exista a inovação. “A interação entre as universidades e as indústrias é fundamental para transformação do conhecimento em riqueza para o país. Este evento será muito importante porque reunirá especialistas nesta área e poderá produzir novas perspectivas e ideias para ambos os setores”, disse.

Confira a programação do I Simpósio de Inovação

31/03 (terça-feira)
8h30 –
Credenciamento
8h45 – Abertura com Prof. Dr. Targino de Araújo Filho (reitor da UFSCar)
9h – Palestra "A Inovação no CDMF através do CEPID" com Prof. Dr. Elson Longo / Prof. Dr. Edson Leite (Coordenador e diretor do CDMF - CEPID)
9h30 – Palestra “O papel da Agência de Inovação da UFSCar na promoção da inovação” com Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Vitale Torkomian (Diretora Executiva da Agência de Inovação da UFSCar)
10h30 – Palestra “Informação Tecnológica para Inovação” com Prof. Dr. Leandro Innocentini L. de Faria (Coordenador do NIT Materiais/UFSCar)
11h – Palestra com Prof. Dr. João Eduardo de Morais P. Furtado (Docente da Escola Politécnica da USP)
14h – Road Show - Encontro iTec 2015 – Negócios em Inovação e Tecnologia - Eduardo Toma

01/04 (quarta-feira)
8h30 –
Palestra “Development of Ceramic Electronic Components for the Brazilian Industry: How to Innovate, Miniaturize and Reduce Costs in Production of Thickfilm Sensors and Microfluidics, Antennas, RF and Microwave Components Using LTCC (Low Temperature Co-fired Ceramic)” com Hansu Birol (Gerente de Microsistemas Cerâmicos da Empresa CSEM Brasil)
9h – Palestra “CeRTEV - Tecnologia e Inovação em Materiais Vítreos” com Prof. Dr. Edgar Dutra Zanotto (Docente do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar)
9h45 – Palestra "Desenvolvimento e Inovação Tecnológica Aplicada - da Bancada Ao Mercado - Case Nanox” com André Araujo (Diretor da Empresa Strategia Gestão e Assessoria Empresarial)
10h45 – Palestra "Inovação tecnológica sob o prisma da Indústria Química" com Marcos P. França (Engenheiro da Dow Brasil)
14h – Palestra “Technology Transfer and Innovation in Statistics” com Prof. Dr. Francisco Louzada (Docente da USP São Carlos)
14h45 – Palestra "Nanotecnologia no MCTI" com Alfredo de Souza Mendes (Coordenador-Geral de Micro e Nanotecnologias)
16h – Palestra "Inovação e Empreendedorismono meio acadêmico" com Prof. Dr. Vanderlei Bagnato (Diretor do CePOF/USP)

Sobre o CDMF
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Informações
(16) 9 8178-2748
(16) 3306-6690
fernandavilela@liec.ufscar.br

Conheça o CDMF
http://www.cdmf.org.br/

 

Fernanda Vilela:Assessora de Comunicação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF)

 

Portal Unesp