Notícia

UFSCar Campus Araras

Centro de pesquisa lança vídeos e jogo de estímulo à vacinação

Publicado em 18 fevereiro 2021

O Centro de Desenvolvimento em Materiais Funcionais (CDMF) e o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento (LAbI), ambos sediados na UFSCar, estão lançando um conjunto de materiais voltados ao compartilhamento de informações sobre a pesquisa e a produção de vacinas e, assim, à promoção da confiança e ao estímulo à vacinação, especialmente no contexto do enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Uma das produções recém-lançadas é a campanha "Eu confio nas vacinas", uma série de vídeos em que pesquisadores, técnicos e estudantes vinculados ao CDMF dão depoimentos relacionados à importância das vacinas e a outras estratégias de combate à transmissão do Sars-CoV-2 baseadas no conhecimento científico. Destaca-se, neste caso, a menção à necessidade de manter todos os cuidados não farmacológicos de prevenção até que a maior parte da população esteja imunizada pela vacina, tais como o distanciamento físico, o uso de máscaras e a higienização das mãos.

Já são seis episódios publicados no canal do CDMF no YouTube, com a participação de 20 integrantes do Centro até este momento. Além disso, a campanha envolveu o lançamento do jogo educativo "Vacinax - Segunda dose", no âmbito do Ludo Educativo, projeto em parceria com a Aptor Software, empresa spin off do CDMF.

A terceira produção é a animação "Podemos confiar nas vacinas?", com informações sobre como as vacinas são produzidas e testadas, porque são consideradas seguras e, também, como foram responsáveis pelo controle e até mesmo erradicação de outras doenças. O vídeo tem também versão em Espanhol.

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) vinculados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), contando com recursos também do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sediado na UFSCar, é composto por pesquisadores de várias outras instituições do Brasil e outros países. O LAbI é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Física (DF) da UFSCar, atuante em comunicação pública da Ciência há mais de 15 anos. Seu Coordenador Geral, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, docente do DF, é também o Coordenador de Educação e Disseminação do Conhecimento do CDMF.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
ID News São Carlos Agora Jornal Folha Noroeste Atuais News Araraquara News