Notícia

TN Petróleo online

Centro de Pesquisa em Engenharia tem vaga de pós-doutorado em gerenciamento de produção de petróleo

Publicado em 21 setembro 2020

O Centro de Pesquisa em Engenharia em Reservatórios e Gerenciamento de Produção de Petróleo (EPIC) dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP em Engenharia em Reservatórios e Gerenciamento de Produção. O prazo de inscrição acaba em 1º de outubro de 2020.

O EPIC é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) apoiado pela FAPESP e pela Equinor Brasil Energia, com sede na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seu objetivo é buscar soluções inovadoras para otimizar a produção e a eficiência de poços de petróleo, recuperar reservatórios e melhorar o gerenciamento da água e gás nas atividades de perfuração e extração.

O pesquisador se juntará à linha de pesquisa intitulada “Otimização da produção usando modelos numéricos de simulação de reservatórios”. O objetivo do estudo é investigar abordagens que tragam melhorias à tomada de decisão e aos processos de otimização relacionados ao desenvolvimento e gerenciamento de reservatórios de petróleo do pré-sal brasileiro.

A linha de pesquisa também investigará iniciativas digitais como poços inteligentes, controle inteligente de campos de petróleo, análise de dados em tempo real e processamento via métodos de aprendizagem de máquina, aceleração de hardware e técnicas de visualização.

As áreas de pesquisa do estudo são “Representação de reservatórios em modelos de simulação”, “Otimização e análise de decisão”, “Simulação de métodos de recuperação de petróleo”, “Simulação e visualização de modelos” e “Integração de reservatório com sistemas de produção”.

Os interessados devem enviar e-mail para unisim-adm-l@listas.unicamp.br, informando no assunto “EPIC | Postdoctoral application for RL1”. No e-mail deverão ser anexados currículo e histórico escolar, carta de interesse em inglês citando a área de pesquisa desejada, duas cartas de recomendação e lista de publicações científicas. Uma entrevista será marcada após a avaliação dos documentos.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3564.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Redação TN Petróleo/Assessoria Fapesp