Notícia

Quimiweb

Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias abre vaga de pós-doutorado

Publicado em 16 julho 2021

Agência FAPESP – Uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível para o projeto “Neutrophil extracelular traps (NETs): importância na patogênese e potencial alvo terapêutico na COVID-19”, conduzido no Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID). O prazo de inscrição vai até 26 de julho de 2021.

O CRID é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

O projeto estuda o possível envolvimento de um mecanismo imunológico conhecido como armadilhas extracelulares de neutrófilos (NETs, na sigla em inglês) na patogênese da COVID-19, o que permitirá propor novas abordagens terapêuticas para essa doença, como medicamentos que degradem este mediador ou inibam sua síntese. As NETs são redes de DNA conjugadas com enzimas antimicrobianas, como mieloperoxidase, elastase e histonas citrulinadas.

É requisito para a vaga comprovar experiência em microscopia confocal, biologia molecular e celular, cultura de células (células primárias e de linhagem) e em modelos experimentais de doenças inflamatórias e infecciosas. Candidatos com experiência em microscopia confocal terão preferência.

Os interessados em se candidatar devem enviar carta de apresentação, currículo e duas cartas de recomendação para o e-mail do professor Fernando de Queiroz Cunha (fdqcunha@fmrp.usp.br e crid@fmrp.usp.br), colocando “PD_COVID19_FQC” no assunto do e-mail.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/4376.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP