Notícia

Revista Amazônia

Centro de pesquisa belga busca pós-doutorando brasileiro

Publicado em 26 fevereiro 2018

Agência FAPESP – O Louvain Centre for Toxicology and Applied Pharmacology (LTAP), na Bélgica, está com uma vaga aberta de pós-doutorado para pesquisa em genética e biologia molecular de fibrose cística.

A oportunidade está aberta a brasileiros. A média anual da bolsa é de € 45 mil a € 55 mil. Os interessados pela vaga devem se inscrever até 1º de março.

O LTAP é um centro de pesquisa situado na Université Catholique de Louvain, em Bruxelas. O projeto de pesquisa usa modelos de ratos transgênicos e modelos celulares de fibrose cística para estudar anormalidades de transporte iônico, respostas inflamatórias exageradas e efeitos pré-clínicos de terapias básicas potenciais para a doença.

A posição é para o laboratório dirigido pela professora Teresinha Leal. O principal objetivo do projeto é gerar novos modelos de fibrose cística em ratos que expressam regulador de condutância transmembranar de fibrose cística humana (com ou sem a variação F508del da mutação mais comum, a CF50), aplicando técnicas de CRISPR/Cas9.

Segundo Leal, os novos modelos deverão simular melhor as características típicas da doença humana. “Serão usados para estudar mais fielmente o fenótipo de doença específica de órgão (por exemplo, pulmão, trato gastrointestinal, pâncreas exócrino e endócrino) e testar a eficácia de novos medicamentos e terapias baseadas em genes”, disse à Agência FAPESP.

A oportunidade valerá por um ano. Os candidatos devem ter diploma de doutorado em Genética, Biologia Molecular, Bioquímica ou campo similar, há não mais de quatro anos. Além disso, exigem-se para a vaga sólida experiência em biologia celular e biologia molecular e conhecimentos em edição de genoma (CRISPR/Cas9), em bioinformática (análise de dados NGS, mapeamento genético, montagem de genoma). Experiência anterior trabalhando com modelos animais, eletrofisiologia e microscopia confocal são desejáveis.

Para se inscrever, os candidatos interessados devem enviar curriculum vitae, juntamente com uma carta de motivação e o nome de duas referências acadêmicas, para o e-mail teresinha.leal@uclouvain.be, colocando no campo assunto “MimickCF Postdoc Offer”.

Mais informações: www.toxi.ucl.ac.be.

Agência FAPESP